Formulação de Produtos – Aliada da Inovação

Com o crescimento da indústria alimentícia, a busca por um diferencial é crucial para o sucesso de uma empresa. Os clientes estão cada vez mais exigentes, os concorrentes cada vez mais preparados e, consequentemente, permanecer em uma boa posição no mercado se torna cada vez mais difícil. E a formulação de alimentos pode contribuir para alavancar o seu negócio.

Como prosperar no setor? 

Como alcançar um lugar de destaque em relação aos demais? Como em todo cenário, a chave para o sucesso é a inovação. A ordem mais clara e direta para superar as expectativas do seu cliente é através da invenção de novos produtos ou sua reformulação.

  • Por que inovar?

A resposta é bem simples. Inovar é garantir o lugar de destaque da sua empresa em relação aos seus concorrentes. É investir no crescimento, se reinventar e alcançar o êxito. Além disso, você melhora as experiências dos seus clientes.

  • Mas como inovar?

Sair da zona de conforto e buscar um diferencial requer muita disposição, coragem, criatividade e persistência. Afinal, nem tudo dará certo na primeira tentativa, mas para ser notado em um mercado tão competitivo, vale a pena o trabalho para apresentar ao seu cliente um produto inovador.

Como sabemos que desenvolver novos produtos não é tarefa fácil, preparamos algumas dicas para o sucesso na formulação de produtos alimentícios.

1. Defina o seu público alvo

O primeiro passo para elaborar um novo produto é entender quem você deseja atingir com ele. Como já citado anteriormente, os consumidores estão cada vez mais exigentes, então busque saber o que seu cliente almeja ao adquirir seu produto.

Ao comprar um alimento, o consumidor não espera receber apenas o produto em si, mas também o prazer de degustá-lo. E é nesse ponto que o cliente é fidelizado.

Preze pelo o que o seu cliente deseja no momento de formular um novo produto. Busque qualidade e autenticidade naquilo que você produz.

2. Identifique as oportunidades

Uma das características do setor de alimentos é a infinidade de possibilidades que apresenta para o desenvolvimento e aprimoramento. Saber reconhecer as áreas a serem exploradas é crucial para a formulação de novos produtos.

É extremamente importante que o empreendedor tenha um olhar crítico para enxergar o caminho que deve e pode seguir. Fazer pesquisas de mercado e entender a concorrência local são fundamentais para isso. Muitas vezes uma empresa tem um produto com grande potencial que, porém, não satisfaz a demanda naquela localidade.

Desenvolva aquilo que apresente uma boa oportunidade de crescimento no local em que sua empresa esteja estabelecida.

3. Analise seus concorrentes (entenda sua empresa!)

Conhecer os concorrentes faz parte do processo de inovação de uma empresa. Pense no que você realmente vende e encontre quem verdadeiramente compete no mercado com você.

Veja como exemplo o caso da Cacau Show. Tal empresa de alimentos, que tem como produto principal o chocolate, não compete com marcas como a Garoto ou a Nestlé. Mas, por que isso, se ambas comercializam chocolate?

Para isso, basta entender o consumidor. Normalmente, quando uma pessoa se dirige a uma loja da Cacau Show, ela não vai com o intuito de comprar apenas chocolate. Lá, ela normalmente procura presentes para ocasiões especiais.

Então, o que tal empresa realmente vende? Ora, PRESENTES. Tendo isso em mente, com quem ela compete no mercado? Com uma empresa que vende chocolate ou com uma que vende presentes?

Entenda que seu concorrente não é aquele que comercializa os mesmos produtos que você, e sim aquele que vende a mesma ideia que você vende.

Legal, mas qual é a relação disso tudo com a formulação de novos produtos?

Bem, TUDO. Quando a Cacau Show entende o seu lugar no mercado, ela busca inovações que a destaque em relação aos seus demais concorrentes. Ter esse pensamento em mente é de extrema importância na hora de desenvolver novos produtos.

4. Elabore Ideias

Agora que você já sabe o que seu cliente deseja, enxerga as oportunidades que se apresentam para sua empresa e reconhece quem são seus concorrentes no mercado, está na hora de ser criativo e elaborar ideias para seu novo produto.

Ao contrário do que normalmente se acredita, a criatividade não é uma característica que a pessoa já nasce tendo, mas sim uma habilidade que se aprimora com o exercício da mesma.

Idealize novos produtos utilizando de ferramentas como o brainstorming – uma chuva de ideias – ou o método SCAMPER – um acrônimo de sete tipos de perguntas que são formuladas para o desenvolvimento de uma ideia – que facilitarão o seu processo criativo.

5. Projete, teste, arrisque!

No processo de desenvolvimento de novos produtos, arriscar é essencial. Muitas vezes pensamos em algo inovador, mas acabamos nos sabotando desistindo da ideia.

Acredite no potencial de suas criações. Teste novas fórmulas, misture ideias, reelabore suas invenções. Não desista caso não encontre de imediato o que você procura. Parte da inovação consiste em tentar, falhar e tentar novamente.

Não deixe que o desânimo tome conta da sua equipe e, lembre-se: projete, teste e arrisque!

6. Aperfeiçoe seus produtos e busque um diferencial

Muitas vezes, vemos a inovação apenas como o ato de criar algo novo. Contudo, inovar vai além disso.

Para elaborar novos produtos, o profissional de alimentos não precisa necessariamente formulá-lo do zero. Desenvolver variações de fabricações já existentes, também consiste em um processo de inovação.

Imagine que uma confeitaria deseja expandir seus negócios para atender uma nova demanda em seu estabelecimento: comercializar produtos para pessoas intolerantes ao chocolate.

Para alcançar tais clientes, o comércio citado pode formular novos produtos a partir dos já existentes. Uma boa alternativa seria a substituição do chocolate em suas receitas pela alfarroba.

Olhe para aquilo que você já comercializa e procure neles oportunidades de desenvolvimento. Substitua um ingrediente, insira um novo sabor ou mude o formato.

Saiba reconhecer o potencial de transformação e inovação dos seus produtos.

7. Proporcione experiências, crie momentos!

Como já citado anteriormente, quando um consumidor adquire um alimento, ele não espera receber apenas o produto, mas sim o sentimento que ele o proporciona. Saber mexer com as emoções do cliente é o que diferencia uma empresa de sucesso das demais no mercado.

Para alcançar os sentimentos do consumidor é necessário garantir que o mesmo tenha experiências incríveis com o estabelecimento. A formulação de produtos está diretamente relacionada a isso.

Uma maneira de criar experiências com seu comprador é lhe proporcionar um ambiente com produtos temáticos.

Imagine um restaurante com uma pegada tropical, oferecendo em seu cardápio uma panqueca com sorvete de abacaxi ou sobremesas como tartellete de laranja. Ou ainda um Café que venda um churros em formato de xícara e que tenha como recheio um doce de leite sabor café.

Busque formular produtos de maneira inteligente para captar a curiosidade, emoção e admiração do seu cliente.

Já criei. E agora?

Vimos que formular um novo produto requer dedicação, esforço e muita criatividade. Mas depois de todo processo de idealização do produto, como fazer para que o mesmo seja aceito no mercado?

Pensando nisso, preparamos algumas dicas para lançar seu novo produto em direção ao sucesso e ao coração do consumidor.

  • Garanta a qualidade dos insumos no preparo

Quando oferecemos produtos de qualidade para o cliente, satisfazendo suas expectativas, asseguramos que o mesmo crie um vínculo com a empresa. Mas para entregarmos um produto inoculo para o consumidor, é necessário assegurar a confiabilidade das matérias primas utilizadas na fabricação.

Muitas vezes a ideia do produto é excepcional, porém a sua fabricação deixa a desejar. Utilize sempre insumos de qualidade na produção de alimentos.

  • Invista na apresentação

O primeiro fator avaliado por um consumidor na hora de adquirir um produto é a aparência do mesmo. Uma pessoa não compra, a princípio, um alimento pelo seu gosto, e sim pelo o que sua visão lhe proporciona.

Por isso, o investimento na boa aparência e na embalagem da mercadoria é um fator crucial para o sucesso do seu produto.

Lembre-se sempre que o seu cliente também busca o prazer na alimentação através da apresentação da fabricação.

  • Evidencie seu diferencial

Não adianta nada uma empresa comercializar um produto inovador se o seu cliente não sabe o que o diferencia dos demais no mercado.

Mostre ao seu consumidor o porquê do seu alimento ser um destaque no setor. Apresente sempre os benefícios e as vantagens que seu produto proporcionará ao consumidor.

Destaque o que o distingue!

  • Explique e apresente o seu produto

Quando um novo produto é formulado, apresentá-lo ao consumidor é um passo importante. Divulgue em seu estabelecimento com exposições especiais e anuncie seu lançamento nas redes de comunicação da empresa.

Faça com que o seu cliente saiba que um novo produto está sendo lançado.

Além disso, faça com que ele saiba o que está sendo lançado. Explique o que é o seu produto, conte sobre sua idealização e produção. Faça com que o consumidor se sinta conectado com o novo alimento.

  • Proporcione o primeiro contato com seu produto

Muitas vezes os clientes não se sentem muito a vontade para experimentar algo novo. Uma forma de ultrapassar essa barreira é proporcionar ao cliente o primeiro contato com o seu produto.

Uma boa estratégia para isso é utilizar de artifícios como a degustação para apresentar ao consumidor o novo produto. Nesse momento, você mexerá com a curiosidade do cliente, além de lhe permitir experimentar e averiguar, antes mesmo de comprar, que o produto é realmente de qualidade.

No momento da degustação também é possível colocar em prática as dicas já citadas. Aproveite o evento para investir no visual do produto, apresentando-o e destacando o diferencial do mesmo.

Ainda, um momento de degustação é uma oportunidade de aproximar o produtor com o cliente. Utilize esse período para cativar seu consumidor, entender suas necessidades e expectativas.

Assim, a finalização do desenvolvimento de um novo produto também marcará o início do ciclo de outra formulação!

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