Rotulagem Nutricional: Uma Aliada Para Impulsionar Vendas
ROTULAGEM NUTRICIONAL: UMA ALIADA PARA IMPULSIONAR VENDAS Você sabe as substâncias que estão presentes no alimento que você vende? Você conhece as determinações da Anvisa
Como alcançar um lugar de destaque em relação aos demais? Assim como em todo cenário, a chave para o sucesso é a inovação. A ordem mais clara e direta para superar as expectativas do seu cliente é através da invenção de novos produtos ou sua reformulação.
A resposta é bem simples. Inovar é garantir o lugar de destaque da sua empresa em relação aos seus concorrentes. É investir no crescimento, se reinventar e alcançar o êxito. Além disso, você melhora as experiências dos seus clientes.
Sair da zona de conforto e buscar um diferencial requer muita disposição, coragem, criatividade e persistência. Afinal, nem tudo dará certo na primeira tentativa, mas para ser notado em um mercado tão competitivo, vale a pena o trabalho para apresentar ao seu cliente um produto inovador.
Como sabemos que desenvolver novos produtos não é tarefa fácil, preparamos algumas dicas para o sucesso na formulação de alimentos.
O primeiro passo para elaborar um novo produto é entender quem você deseja atingir com ele. Conforme citado anteriormente, os consumidores estão cada vez mais exigentes, então busque saber o que seu cliente almeja ao adquirir seu produto.
Por exemplo, ao comprar um alimento, o consumidor não espera receber apenas o produto em si, mas também o prazer de degustá-lo. E é nesse ponto que o cliente é fidelizado.
Preze pelo o que o seu cliente deseja no momento de formular um novo produto. Busque qualidade e autenticidade naquilo que você produz.
Uma das características do setor de alimentos é a infinidade de possibilidades que existem para o desenvolvimento e aprimoramento do produto. Portanto, saber reconhecer as áreas a serem exploradas é crucial para a formulação de alimentos.
É extremamente importante que o empreendedor tenha um olhar crítico para enxergar o caminho que deve e pode seguir. Fazer pesquisas de mercado e entender a concorrência local são fundamentais para isso. Muitas vezes uma empresa tem um produto com grande potencial que, porém, não satisfaz a demanda naquela localidade.
Desenvolva aquilo que apresente uma boa oportunidade de crescimento no local em que sua empresa esteja estabelecida.
Conhecer os concorrentes faz parte do processo de inovação de uma empresa. Pense no que você realmente vende e encontre quem verdadeiramente compete no mercado com você.
Veja como exemplo o caso da Cacau Show. Tal empresa de alimentos, que tem como produto principal o chocolate, não compete com marcas como a Garoto ou a Nestlé. Mas, por que isso, se ambas comercializam chocolate?
Para isso, basta entender o consumidor. Normalmente, quando uma pessoa se dirige a uma loja da Cacau Show, ela não vai com o intuito de comprar apenas chocolate. Lá, ela geralmente procura presentes para ocasiões especiais.
Então, o que tal empresa realmente vende? Ora, PRESENTES. Tendo isso em mente, com quem ela compete no mercado? Com uma empresa que vende chocolate ou com uma que vende presentes?
Entenda que seu concorrente não é aquele que comercializa os mesmos produtos que você, mas sim aquele que vende a mesma ideia que você vende.
Legal, mas qual é a relação disso tudo com a formulação de alimentos?
Bem, TUDO. Afinal, quando a Cacau Show entende o seu lugar no mercado, ela busca inovações que a destaque em relação aos seus demais concorrentes. Ter esse pensamento em mente é de extrema importância na hora de desenvolver novos produtos.
Agora que você já sabe o que seu cliente deseja, enxerga as oportunidades que se apresentam para sua empresa e reconhece quem são seus concorrentes no mercado, está na hora de ser criativo e elaborar ideias para seu novo produto.
Ao contrário do que normalmente se acredita, a criatividade não é uma característica que a pessoa já nasce tendo, mas sim uma habilidade que se aprimora com o exercício da mesma.
Sendo assim, idealize novos produtos utilizando de ferramentas como o brainstorming – uma chuva de ideias – ou o método SCAMPER – um acrônimo de sete tipos de perguntas que são formuladas para o desenvolvimento de uma ideia – que facilitarão o seu processo criativo.
No processo de formulação de alimentos, arriscar é essencial. Muitas vezes pensamos em algo inovador, mas acabamos nos sabotando desistindo da ideia.
Por isso, acredite no potencial de suas criações. Teste novas fórmulas, misture ideias, reelabore suas invenções. Não desista caso não encontre de imediato o que você procura, pois parte da inovação consiste em tentar, falhar e tentar novamente.
Não deixe que o desânimo tome conta da sua equipe e, lembre-se: projete, teste e arrisque!
Muitas vezes, na formulação de alimentos, vemos a inovação apenas como o ato de criar algo novo. Contudo, inovar vai além disso.
Para elaborar novos produtos, o profissional de alimentos não precisa necessariamente formulá-lo do zero. Desenvolver variações de fabricações já existentes, também consiste em um processo de inovação.
Imagine que uma confeitaria deseja expandir seus negócios para atender uma nova demanda em seu estabelecimento: comercializar produtos para pessoas intolerantes ao chocolate.
Para alcançar tais clientes, o comércio citado pode formular novos produtos a partir dos já existentes. Logo, uma boa alternativa seria a substituição do chocolate em suas receitas pela alfarroba.
Olhe para aquilo que você já comercializa e procure neles oportunidades de desenvolvimento. Substitua um ingrediente, insira um novo sabor ou mude o formato.
Saiba reconhecer o potencial de transformação e inovação dos seus produtos.
Como já citado anteriormente, quando um consumidor adquire um alimento, ele não espera receber apenas o produto, mas sim o sentimento que ele o proporciona. Desse modo, saber mexer com as emoções do cliente é o que diferencia uma empresa de sucesso das demais no mercado.
Para alcançar os sentimentos do consumidor é necessário garantir que o mesmo tenha experiências incríveis com o estabelecimento. A formulação de alimentos está diretamente relacionada a isso.
Uma maneira de criar experiências com seu comprador é lhe proporcionar um ambiente com produtos temáticos.
Imagine um restaurante com uma pegada tropical, oferecendo em seu cardápio uma panqueca com sorvete de abacaxi ou sobremesas como tartellete de laranja. Ou ainda um Café que venda um churros em formato de xícara e que tenha como recheio um doce de leite sabor café.
Busque formular produtos de maneira inteligente para captar a curiosidade, emoção e admiração do seu cliente.
Vimos que formular um novo produto requer dedicação, esforço e muita criatividade. Mas depois de todo processo de idealização do produto, como fazer para que o mesmo seja aceito no mercado?
Pensando nisso, preparamos algumas dicas para lançar seu novo produto em direção ao sucesso e ao coração do consumidor.
Quando oferecemos produtos de qualidade para o cliente, satisfazendo suas expectativas, asseguramos que o mesmo crie um vínculo com a empresa. Todavia, para entregarmos um produto inoculo para o consumidor, é necessário assegurar a confiabilidade das matérias primas utilizadas na fabricação.
Muitas vezes a ideia do produto é excepcional, porém a sua fabricação deixa a desejar. Por esse motivo, utilize sempre insumos de qualidade na produção de alimentos.
O primeiro fator avaliado por um consumidor na hora de adquirir um produto é a aparência do mesmo. Afinal, uma pessoa não compra, a princípio, um alimento pelo seu gosto, e sim pelo o que sua visão lhe proporciona.
Por isso, o investimento na boa aparência e na embalagem da mercadoria é um fator crucial para o sucesso do seu produto.
Lembre-se sempre que o seu cliente também busca o prazer na alimentação através da apresentação da fabricação.
Não adianta nada uma empresa comercializar um produto inovador se o seu cliente não sabe o que o diferencia dos demais no mercado.
Assim sendo, mostre ao seu consumidor o porquê do seu alimento ser um destaque no setor. Apresente sempre os benefícios e as vantagens que seu produto proporcionará ao consumidor.
Em outras palavras, destaque o que o distingue!
Quando um novo produto é formulado, apresentá-lo ao consumidor é um passo importante. Portanto, divulgue em seu estabelecimento com exposições especiais e anuncie seu lançamento nas redes de comunicação da empresa.
Faça com que o seu cliente saiba que um novo produto está sendo lançado.
Além disso, faça com que ele saiba o que está sendo lançado. Explique o que é o seu produto, conte sobre sua idealização e produção. Faça com que o consumidor se sinta conectado com o novo alimento.
Muitas vezes os clientes não se sentem muito a vontade para experimentar algo novo. Uma forma de ultrapassar essa barreira é proporcionar ao cliente o primeiro contato com o seu produto.
Uma boa estratégia para isso é utilizar de artifícios como a degustação para apresentar ao consumidor o novo produto. Nesse momento, você mexerá com a curiosidade do cliente, além de lhe permitir experimentar e averiguar, antes mesmo de comprar, que o produto tem, de fato, qualidade.
No momento da degustação também é possível colocar em prática as dicas já citadas. Dessa forma, aproveite o evento para investir no visual do produto, apresentando-o e destacando o diferencial do mesmo.
Ainda, um momento de degustação é uma oportunidade de aproximar o produtor com o cliente. Utilize esse período para cativar seu consumidor, entender suas necessidades e expectativas.
Assim, a finalização do desenvolvimento de um novo produto também marcará o início do ciclo de outra formulação!
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