Alimente sua Produção

Já parou para pensar em como o alimento é essencial para a sustentação da vida?

Por isso é importante que este não ofereça riscos à saúde dos consumidores por contaminação ou degradação. Para tal faz-se necessário a higienização e manipulação adequada.


Além disso, a verificação de sua data de validade, adaptação na sua formulação, os métodos de conservação, as condições de armazenamentotransporte são medidas necessárias para garantir a qualidade do produto e maior credibilidade para o seu empreendimento uma vez que estaria de acordo as normas da ANVISA.


E quais negócios precisam seguir diversos aspectos legais e ordens técnicas que garantam a segurança alimentar? Desde de padarias, confeitarias, restaurantes e indústrias alimentícias, todas necessitam de tais.


Nesse cenário, a P&Q Engenharia Jr. apresenta soluçõesmetodologias que visam garantir os parâmetros acima mencionados. São elas:

Boas Práticas de Fabricação (BPF)

Qual o primeiro passo ao abrir um negócio? A resposta é simples: BPF .

Por meio dele, é garantida a padronização do processo de produção e melhoria dos recursos e procedimentos nela contidos, garantindo maior eficiência para a sua empresa. Ademais, com ele são evitadas as contaminações cruzadas e busca-se um manuseio adequado dos alimentos, uma vez que está diretamente ligado com as normas de higienização estabelecidas pela ANVISA.

Este inclui os Procedimentos Operacionais Padrão (POP) que é voltado para as questões higiênico-sanitárias e Instrução de Trabalho (IT) cuja finalidade é capacitar os funcionários.

Para evitar multas e garantir a qualidade do serviço, deve-se estar de acordo com as normas impostas pela ANVISA ( RDC-216 ).

Formulação de Produtos

Deseja agregar um diferencial ao seu produto ou simplesmente criar um do zero?

Ambos são possíveis através da formulação de produtos, nela são realizadas a análise da viabilidade, testes químicos e mensura dos riscos que a sua formulação pode apresentar.


Seu objetivo é tornar possível a concretização da ideia do cliente ou aprimoramento de algo já existente, visando um produto de qualidade pelo estudo de fórmulas químicas, componentes, fornecedores e metodologia mais viáveis para seu empreendimento.


Shelf Life

mercado alimentício

Realizou alguma alteração na composição do seu produto e quer descobrir seu tempo de validade?

Ou recentemente criou um produto totalmente novo e quer conhecê-lo melhor? Através da análise do alimento (incluindo microbiológica, química, sensorial e física) é possível a determinação de seu tempo de prateleira.


Com base nele, é sabido o limite de aceitabilidade do público-alvo, evitando, assim, desperdícios e garantindo a segurança alimentar dos seus consumidores bem como maior credibilidade para sua empresa.


Estudo de Conservantes

Após determinado o tempo de prateleira do seu produto deseja ampliar a sua validade?

Por intermédio da conservação de alimentos torna-se viável tal aumento visando uma maior satisfação dos consumidores ao adquiri-lo, como evita desperdícios.

Ao fazer o estudo de conservantes, buscam-se aqueles que garantam o mantimento da sua qualidade e suas características mas que evitem sua deterioração.


Análise Centesimal

Apresenta um produto mas não conhece sua composição? Ou quer mostrar algum componente que é o diferencial dele?

A análise centesimal, por meio de uma análise química, além de determinar elementos como macros nutrientes e vitaminas, expondo suas especificidades.

Ademais, realiza a quantificação deles e posterior elaboração de uma tabela nutricional.


Rotulagem

Deseja elaborar uma tabela nutricional estando de acordo com as regulamentações e normas da ANVISA?

A rotulagem é um procedimento obrigatório, no qual se oferecem informações nutricionais, obtidas da tabela TACO.

Com ela, se garante a transparência aos clientes e exposição dos possíveis alergênicos presentes no seu produto.


As tabelas nutricionais precisam estar de acordo com as normas RDC-359 e RDC-360 da ANVISA.

Related posts:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *