A ROTULAGEM NA EXPANSÃO DO SEU NEGÓCIO

Você já teve aquela sensação de que tem em mãos uma possível fonte de dinheiro? Que essa receita que você tem – que é diferente, única e todos que provaram, se apaixonaram – poderia se tornar um negócio lucrativo? Escute ao seu espírito empreendedor e não deixe esse cavalo branco ir embora! Um dos primeiros passos é a rotulagem do seu produto. Tire todas as suas dúvidas a respeito desse tema logo abaixo.

Por que rotular meu produto?

A rotulagem dos alimentos é obrigatória e está regulamentada por leis e regulamentos técnicos de órgãos como o Ministério da Agricultura, Anvisa e Inmetro. Segundo a legislação brasileira, rótulo é toda inscrição apresentada na embalagem de um alimento, de forma visual ou textual, aplicando-se a todo alimento embalado na ausência do cliente, destinado ao comércio nacional ou internacional. É direito do consumidor receber informações corretas, claras e precisas sobre o produto, escritas em língua portuguesa, apresentando suas características, quantidade, composição, garantia, prazo de validade e origem, além dos riscos que possa representar à saúde.

Quais são as informações obrigatórias e facultativas a serem apresentadas nos rótulos de alimentos? ​

Para esclarecer essas dúvidas, a Embrapa lançou o Manual de Rotulagem de Alimentos.

O Manual de Rotulagem de Alimentos orienta quanto às informações obrigatórias e complementares a serem apresentadas nos rótulos, porções de alimentos para fins de rotulagem nutricional e elaboração de rótulos de alimentos e bebidas. Contempla também as regras vigentes para a rotulagem de produtos orgânicos à venda no mercado interno ou comercializados diretamente aos consumidores em feiras livres.

E como saber todas essas informações sobre meu produto?

Você pode fazer uma análise química do seu produto. O serviço de análise química consiste em uma análise laboratorial de determinado material (no caso, o seu produto), a fim de identificar as propriedades químicas e/ou outras particularidades do mesmo. É essa análise que lhe dará algumas informações nutricionais importantes, como a quantidade de sódio, por exemplo. Por meio de uma tabela com os valores nutricionais adequados, a análise permite averiguar se o alimento peca em excesso ou escassez de algum composto. Dessa forma, você garante que seu produto é seguro para o consumo e fornece demais informações necessárias ao público a partir do seu rótulo.

Agora que você já sabe a importância da rotulagem para o seu produto, não deixe de fazê-la. Dessa forma, você eliminará obstáculos e barreiras para o seu negócio e será capaz de expandí-lo. Daí pra frente, o que definirá o sucesso do seu produto será sua qualidade. Caso venha a fazer todo esse processo e acabar empreendendo seu produto, contate-nos, pois ficaríamos felizes em prová-lo e incentivar o empreendimento!

RELACIONADOS:

Alimente Sua Produção

ALIMENTE SUA PRODUÇÃO Já parou para pensar em como o alimento é essencial para a sustentação da vida? Por isso é importante que este não ofereça riscos à

LER MAIS »

Entrevista Com o Brownie do Luiz

ENTREVISTA COM O BROWNIE DO LUIZ Como mostramos nos últimos textos, o mercado de alimentos é um ramo em crescimento e empreendedores nessa área surgem

LER MAIS »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll Up