FIDELIZAR É A ALMA DO EMPREENDIMENTO

Com um mercado cada vez mais disputado, onde os produtos e serviços são melhorados a todo instante ter uma empresa bem sucedida não é uma tarefa tão simples, saiba que fidelizar é a solução.

 

Ao contrário do que muitos pensam uma das maiores barreiras para se alcançar esse sucesso não é atrair os clientes, mas sim mantê-los. Mas porque fidelizar os clientes é tão importante? Aqui vão algumas vantagens da fidelização de clientes:

 

Diminuição de gastos

Empresas realizam grandes investimentos em marketing, com inúmeras campanhas publicitárias e propagandas, sem contar as inúmeras promoções, não que elas não sejam importantes, elas são. Essas campanhas conseguem, inclusive, um bom resultado em um curto prazo.​

Aumentar a cartela de clientes é essencial, mas a grande jogada está em manter os antigos clientes. Atrair um novo cliente para a empresa é muito mais caro do que fidelizar um cliente e fazer com que ele volte a consumir da empresa, o custo para fazer com que ele retorne chega a ser 5 a 7 vezes menor!

 

Consumidor retido ​

Bom pelos dados acima já percebemos porque reter o cliente é tão importante, principalmente para o lucro da empresa, mas manter esse cliente vai muito além.​

A competitividade do mercado está cada dia mais elevada, as empresas fornecem produtos cada vez melhores, tornando-se mais fácil perder o consumidor. Clientes não fidelizados são suscetíveis a migrarem para novas empresas de acordo com as tendências do mercado.

 

Maior número de vendas ​

Clientes fidelizados gastam mais que os novos! Esses consumidores leais acompanham a marca e compram com muito mais frequência que os outros.​

Além disso, por já conhecerem a empresa e confiar no produto ou serviço que ela oferece, eles se encontram muito mais propensos a pagar mais caro para possuírem a experiência que tiveram anteriormente.

 

Feedback positivo

A leal frota de consumidores não abandona o barco ao primeiro sinal de tempestade. Enquanto os novos clientes vão se ajustando às flutuações do mercado migrando de empresas de tempos em tempos.​

Já os clientes fidelizados se mantêm no barco, e quando algo sai do controle eles tentam solucionar o problema, proporcionando feedbacks de modo a contornar os obstáculos, ou seja, eles estão sempre tentando melhorar o seu negócio.

 

Mapa dos clientes

Como vender de forma simples e direta? Bom, um dos passos mais importantes e mapear o perfil dos clientes. Os programas de fidelização dos clientes são uma das melhores maneiras de conseguir informações sobre ele.​

Ao conhecer melhor esse comprador fica mais fácil entender o público com que a sua empresa trabalha, entender as suas necessidades com base nos serviços ou produtos já adquiridos por ele, ou seja, definir o seu padrão de compra. Dessa forma, traçar a melhor estratégia para o seu negócio fica muito mais simples.​

É mais fácil trazer novos serviços e produtos para esse público de forma que o agrade do que para os outros!

 

Propaganda

Consumidores leais atraem novos consumidores! Até esse ponto já percebemos que a fidelização agrega muito valor à marca, mas mais do que isso ela possibilita uma propaganda gratuita.​

Os clientes transmitem suas opiniões e ideias sobre o seu empreendimento, chamando cada vez mais atenção para sua marca para o seu grupo de amigos, atuando como doutrinadores da mesma.​

Bom agora que já mostramos as principais vantagens de se fidelizar os consumidores chegamos a seguinte pergunta: como é possível manter esse cliente?

 

Conheça o seu cliente

Pode até parecer simples mas essa é a principal etapa para quem deseja fidelizar. Entender os hábitos, as necessidades, e expectativas o que os consumidores valorizam é essencial para estruturar os processos do seu negócio. Tão importante quanto conhecer o cliente é conhecer quem não é o cliente!​

Procure extrair informações sobre o perfil dos seus reais consumidores com uma abordagem adequada, ou seja, objetiva, não extrapole nas perguntas! Cada cliente tem sua necessidade particular, não tente procurar soluções únicas para atraí-los, proporcione ações pontuais para cada segmento.

 

Tenha uma boa comunicação

Agora que você já tem o seu público-alvo e seus clientes mapeados, temos que focar em sua comunicação, ela deve ser como um todo simples e objetiva sobre como o seu serviço ou produto atende a necessidade dos seus clientes. Mas não esqueça de segmentar essa comunicação de acordo com o público que você está trabalhando!​

Busque o mundo virtual, levante informações importantes, comparativos, crie conteúdo relevante, mas não esqueça do mundo físico! Não deixe de estimular a interação nas redes sociais em torno da sua marca.

 

Entregue-se às redes sociais

Já percebemos que manter uma boa comunicação é indispensável, mas mais do que isso que as redes sociais são grandes aliadas das empresas. Divulgue o seu conteúdo não só por email, mas pelo facebook, twitter…​

Publique conteúdos baseados no mapeamento anteriormente realizado, use as informações do perfil e do histórico de compras do cliente, anunciando produtos e serviços compatíveis com esses dados. Não abuse de publicações! Cuidado com número de vezes que você “se comunica” com o cliente para não acabar sendo cansativo.

 

Atendimento diferenciado

Mostrar que a sua empresa se importa com o cliente é a chave da fidelização. Você tem que fazer com que ele se sinta especial, único, e mais do que isso, que você está feliz por ter ele como um dos clientes e que você realmente se importa com o atendimento dele.​

Criar essa experiência é um processo não tão trivial. Demanda uma série treinamentos intensos de toda a equipe a fim de garantir que o atendimento seja feito da mesma forma e com a mesma qualidade todas as vezes e para todos os clientes.​

Apesar de não ser tão simples é o que muitas vezes diferencia o seu produto ou serviço das empresas concorrentes.

 

Agregue valor ao seu produto ou serviço

Bom além de proporcionar um atendimento único também é legal mostrar que o produto ou serviço que você oferece também é único. É importante para o consumidor ver que o que você oferece apresenta um preço justo e é diferenciado se comparado aos concorrentes.​

Em um mercado cada vez mais competitivo, atendimentos diferenciados, brindes, entre outros bônus devem ser complementados pela qualidade do produto, não deixe de investir na inovação e aprimoramento do mesmo!

 

Depoimento dos clientes

Então, lembra que falamos anteriormente que os clientes fidelizados fazem uma propaganda gratuita? É aqui que ele entra.

O cliente feliz é o melhor comercial que uma empresa pode fazer. O seu papel é garantir que esse cliente possa avaliar a empresa de forma positiva publicamente. Para isso ocorrer todos os outros processos devem estar alinhados para assegurar que o consumidor tenha a melhor experiência possível.

 

Siga o mapeamento

Ter um mapeamento dos clientes é um dos benefícios de tê-los fidelizado, mas para mantê-los é importante “seguir” esse mapeamento. Quais os principais processos da empresa, qual etapa você conquistou o cliente, qual processo deve ser melhorado, tudo isso deve ser levado em consideração.​

Além disso, esse mapeamento deve ser constantemente revisado, para garantir que a sua empresa esteja sempre se adaptando às necessidades que surgirem dos seus leais clientes.

 

Pós-venda

Como já ressaltamos inúmeras vezes conhecer o cliente é essencial! Logo é importante realizar um processo de pós-venda para garantir que todas as necessidades dos consumidores foram atendidas e suas expectativas superadas.​

O pós-venda é tão importante quanto a venda em si! Tendo todos esses processos esclarecidos fica muito mais fácil, corrigir qualquer tipo de erro e garantir a satisfação dos consumidores.

 

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