Efluentes: Como Realizar Seu Tratamento
EFLUENTES: COMO REALIZAR SEU TRATAMENTO Você sabe o que são efluentes? Conhece seus tratamentos? Saiba mais sobre a importância da análise e como ela auxilia
Não é de hoje que vemos problemas de abastecimento de água em algumas regiões sendo noticiados, sobretudo no verão. Casos como a crise no sistema de represas Cantareira fazem necessário o uso de caminhões-pipa para suprir essa defasagem, principalmente em épocas de pouca chuva. Assim, é fundamental que os distribuidores realizem análise de água em caminhões-pipa para garantir que a água entregue esteja em boas condições para consumo.
Cidades pequenas e do interior costumam depender totalmente desse tipo de abastecimento, que nem sempre é confiável e suficiente. Nos meses de dezembro a março é muito comum o aumento no consumo de água pelos habitantes, exigindo uma distribuição de água mais eficiente. Neste texto você, distribuidor, saberá como adequar-se às normas vigentes e entregar um serviço melhor à população, seguindo os seguintes tópicos:
Ampliando o conceito de caminhão-pipa
Alguns cuidados exigidos com o caminhão
Entendendo o que é Análise de Água
Parâmetros analisados em caminhões-pipa
Olhar do consumidor: como garantir meus direitos?
A maioria dos distribuidores de água que se utilizam de caminhões-pipa conhecem pouco as múltiplas funções que este veículo pode assumir. Em tempos de crise e de vontade de expansão do seu empreendimento, vale também apostar em outras aplicações do seu serviço para atingir mais pessoas! Veja alguns exemplos:
controle de emissão de poeira;
umectação de vias e pátios;
terraplenagem;
irrigação;
lavagem de ruas e praças;
abastecimento de água potável em indústrias e navios.
As variedades acima citadas podem ser solicitadas tanto por órgãos do governo, pessoas físicas e pequenos e grandes produtores e agricultores. Dessa forma, é interessante tanto para áreas de grande urbanização quanto para regiões do interior. Vale ressaltar que, em todos estes casos, as manutenções apropriadas devem ser feitas para manter o controle de qualidade, sobretudo nestes que exigem a utilização de água potável.
Frequentemente casos de fraudes como os caminhões-pipa que foram apreendidos vendendo água de piscina como água potável são exibidos na mídia. Tal fato leva a população a apresentar certa desconfiança acerca desse tipo de distribuição, e motivou a Vigilância Sanitária do munícipio do Rio de Janeiro a determinar algumas exigências a serem seguidas pelos distribuidores. São estas:
Todos os veículos devem ser cadastrados na Cedae;
Estes devem portar laudo de potabilidade de água e medidor de cloro;
É imprescindível que sejam seguidas regras de limpeza e manutenção;
Os veículos só podem ser abastecidos nos pontos da Cedae;
O veículo não pode apresentar ferrugens, amassados, rachaduras e sujeira.
A solicitação de carro-pipa deve estar vinculada à falta d’água;
O caminhão deve portar a documentação necessária ao abastecimento;
O mesmo também deve portar uma declaração de uso exclusivo do tanque para armazenamento e transporte de água potável;
Cada carro deve portar registro de origem, destino e qualidade do produto transportado, como data, local e volume de captação.
É importante evidenciar que as normas higiênico-sanitárias nos caminhões serão fiscalizadas pelo órgão no momento do abastecimento. Caso alguma regularidade seja encontrada, a multa será de pelo menos 2.500 reais. A partir desta constatação, sugere-se que as normas ditas sejam seguidas afinco, uma vez que representam gastos bem menores do que este.
Além disso, vale lembrar que as normas sanitárias podem variar entre estados e até mesmo cidades, portanto se você não é do Rio de Janeiro é imprescindível a pesquisa destas normas. Se você é da município de São Paulo, por exemplo, estas informações podem ser obtidas aqui.
A análise da água do caminhão-pipa, citada como uma das obrigações de seu responsável, na verdade é um conceito muito mais abrangente do que parece. A análise de água nada mais do que a verificação e quantificação de parâmetros presentes numa amostra de água. Sendo assim, essa análise é realizada em laboratório especializado, seguindo normas de qualidade para garantir um resultado satisfatório.
Essa análise pode ter diversas aplicações, como por exemplo a verificação de potabilidade de água de casas e condomínios, análise da água de piscina, análise de dureza de cerveja, entre outras. Para cada uma dessas há uma norma específica a ser seguida. A seguir, veja qual a norma que rege as recomendações de análise para caminhões-pipa e entenda um pouco mais sobre os parâmetros analisados!
A resolução nº 2551 da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro determina como deve ser feita a análise da água transportada e armazenada por caminhões-pipa. Os parâmetros exigidos são os principais para determinação da potabilidade da água e portanto sua qualidade. Além disso, essa resolução informa a frequência em que as análises devem ser realizadas.
Os parâmetros cor, turbidez e pH devem ser analisados obrigatoriamente na fonte de fornecimento da água transportada e opcionalmente no carro-pipa. Estes dizem respeito à qualidade da água da própria fonte, isto é, se o carro-pipa transporta água de qualidade para a população. Às vezes o problema não está no carro-pipa, e sim no ponto de coleta! Além disso, deve-se fazer 1 análise por mês para esses indicadores.
Já o Cloro Residual Livre e os Coliformes devem ser feitos obrigatoriamente tanto na fonte de abastecimento, quanto no carro-pipa. Os coliformes devem ser analisados uma vez ao mês. Já o cloro residual livre, como citado anteriormente neste texto, deve ser analisado a cada carga, isto é, diariamente. É de responsabilidade da distribuidora portar do kit para esta análise, que deve ser feita na hora, na frente do consumidor.
Sendo assim, estes indicadores garantem a qualidade do produto e contribuem para manter o seu negócio dentro das regulamentações dos órgãos públicos. Para saber mais sobre as recomendações desta norma, clique aqui!
Mesmo com toda fiscalização e regulamentação dos órgãos públicos, por vezes os caminhoneiros e seus funcionários associados não têm conhecimento acerca das normas. Isso dá margem para algumas atitudes que, apesar de comuns, podem e muito prejudicar a qualidade do serviço. A falta de controle de higiene, não esterilização de mangueiras e armazenamento indevido são atitudes totalmente inapropriadas.
Dito isso, é importante estar sempre atento ao aspecto da água que você recebe em casa ou em outros ambientes. Como dito antes, a cor é um dos parâmetros avaliados pelos órgãos de fiscalizam e representam um indicador muito perceptível. Se você, consumidor, percebe coloração na água (as mais comuns são a amarelada e em tons terrosos), desconfie! É muito provável que haja contaminação.
Mas como comprovar a água contaminada? Simples. Se a água contaminada provém de sua residência ou estabelecimento próprio, faça uma análise dessa água o quanto antes. A análise de potabilidade de água é um serviço barato e muito acessível, portanto não hesite!
Se esta água contaminada pertence a, por exemplo, um restaurante que você visitou, a Vigilância Sanitária pode ser acionada para ir ao local, por meio de denúncia. Aliás, vale ressaltar que donos de estabelecimento que trabalham com água devem preocupar-se em manter-se em dia com os laudos de potabilidade.
Agora que você, distribuidor, aprendeu diversas formas de regularizar seu serviço, que tal entender mais a fundo como a água impacta no ambiente, suas variadas propriedades e utilizações?
Confira abaixo alguns textos super interessantes, e, de brinde, nosso e-book exclusivo “O manual para garantir a qualidade da água da sua casa e do seu negócio”!
RELACIONADOS:
EFLUENTES: COMO REALIZAR SEU TRATAMENTO Você sabe o que são efluentes? Conhece seus tratamentos? Saiba mais sobre a importância da análise e como ela auxilia
SISTEMA DE ÁGUA DE REÚSO Todos sabem que a água é um bem natural muito utilizado tanto para o consumo humano, quanto nas indústrias e
O BRASIL DESCARTA CERCA DE 6 MIL PISCINAS OLÍMPICAS POR DIA O Brasil ainda despeja uma quantidade de aproximadamente 6 mil piscinas olímpicas por dia de
ETE E ETA: UM CUIDADO INDISPENSÁVEL COM A ÁGUA Você provavelmente em algum momento da sua vida, seja no ensino médio ou em meio a
A IMPORTÂNCIA DA BALNEABILIDADE EM NOSSAS VIDAS Já pensou em como as águas de uma praia são definidas como impróprias para banho? Ou se as
NUNCA FOI TÃO IMPORTANTE CHEGAR AO FUNDO DO POÇO COMO É HOJE! Qual a importância da água em sua rotina? Uma pergunta bem simples de
Receba nossos conteúdos exclusivos no seu email!