Os consumidores se preocupam mais com sua saúde e com o meio ambiente. Por isso, é tendência agora alimentos produzidos com ingredientes orgânicos, vindos de fazendas ecológicas com pouco impacto ambiental.
A agroecologia é uma linha de pensamento que tem como objetivo produzir alimentos de maneira sustentável. É um conceito complexo, por isso vamos focar na produção nesse texto: a ideia é praticar a agricultura aproveitando das próprias interações da natureza em favor da produção, sem uso de agrotóxicos e apenas fertilizantes naturais.
Vindo dessa consciência ambiental, acontece mais um fenômeno no mercado alimentício: o vegetarianismo e o veganismo. As pessoas se preocupam mais com a origem dos alimentos, e acham cruel a produção de carnes e exploração dos animais. Por isso, estabelecimentos como o HareBurger, uma espécie de “fast food” vegano, viram sucesso, por mostrar uma alternativa na alimentação.
Além disso, por se preocuparem mais com a saúde, alguns consumidores buscam alimentos práticos e saudáveis que facilitam dietas: quentinhas low carb, biscoitos de inhame, barrinhas de cereais sem conservantes.
Tudo isso vira sucesso, principalmente no meio “fitness” (não é a toa que surgem tantas blogueiras mostrando sua vida de exercícios físicos e dietas – marketing é a alma do negócio).