dinamica de grupo

Dinâmica de Grupo: Como Impressionar sem Perder sua Essência

Melhore seu desempenho em atividades em equipe e saiba como atingir as expectativas numa dinâmica de grupo mantendo a sua personalidade

A dinâmica de grupo é uma fase muito comum e crucial em processos seletivos. Nela, se pode analisar o conhecimento geral do candidato, sua habilidade de improviso, trabalho em equipe e seu comportamento perante a outros participantes. É comum haver bate-papos entre os candidatos, resolução de cases e atividades que permitam que o candidato mostre sua personalidade de uma forma criativa e pouco usual.

Para garantir o bom desempenho em todas as tarefas propostas no processo, é ideal conhecer a empresa e, antes de tudo, conhecer a si mesmo. Para isso, as dicas a seguir são fundamentais:

Pesquise sobre a empresa

Conhecer a empresa é essencial não só para mostrar o quanto você quer fazer parte dela, mas também te ajudará na resolução dos cases, que normalmente se baseiam em atividades que ocorrem dentro da mesma. Para isso, nada melhor do que pesquisar! Se informar através dos meios de comunicação da empresa é a melhor opção.

Além disso, pesquisar sobre sua cultura e valores ajuda a descobrir se seu perfil se encaixa e se o perfil da empresa te satisfaz. Não seria legal entrar no processo seletivo, se esforçar, fazer várias tarefas para, no fim, não se adaptar.

Outra coisa: não se esqueça de ler o edital! É imprescindível saber as regras e o cronograma do processo seletivo.


Atente-se ao seu modo de se comunicar

Numa dinâmica de grupo, sua habilidade de comunicação está sendo avaliada a todo momento. É essencial que saiba ter um bom relacionamento com diferentes tipos de pessoas, ou seja, não interromper e nem ser agressivo com os demais. Respeitar é fundamental: saber esperar sua vez e ouvir o que o outro diz demonstra maturidade.

Outro ponto importante é sua forma de se apresentar. Não precisa ser super extrovertido para se sair bem em uma apresentação! Tente sempre falar de forma calma, clara e objetiva. Evite o uso de expressões informais e preste atenção enquanto outra pessoa do grupo fala, não interrompendo-a. É importante, também, respeitar as apresentações de outros grupos.


Observe suas vestimentas e comportamento

Ao se preparar para o processo, pesquise sobre o código de vestimenta da empresa em questão. Além do seu desempenho, sua aparência também tem peso na seleção, assim como a sua postura. Não fique se mexendo a todo momento, isso pode causar um incômodo no avaliador, e também fique atento à sua expressão facial. Ela diz muito sobre você a todo instante.



dinamicadegrupo2


Não tente chamar atenção

Não exagere! Fale apenas o que for realmente agregar valor à atividade que está sendo realizada no momento. Lembre-se que é uma dinâmica de grupo, então deixe os outros candidatos se manifestarem também. Seu trabalho em equipe está sendo avaliado.

Entretanto, não fique calado. É importante exprimir suas opiniões nas atividades e participar efetivamente. Caso contrário, não terão como lhe avaliar.

Parece clichê, mas: seja você mesmo!

Não tente se passar por outra pessoa. Os avaliadores conseguem perceber quando estão tentando impressionar demais. Um bom candidato não precisará se passar por outra pessoa para conseguir se destacar. Ele chamará a atenção agindo naturalmente. Sendo assim, mostre os pontos fortes da sua personalidade e demonstre tentativas de melhoria nos seus pontos fracos. Saber se auto-avaliar é fundamental.

Agora que você já sabe tudo sobre dinâmica de grupo, que tal começar a se preparar? Não hesite em procurar informações em outros sites e blogs!

Para as outras fases dos processos seletivos, confira os textos abaixo:

Não, você não precisa começar a trabalhar aos 12 anos!

6 dicas para mandar bem em entrevistas e simulações

Related posts:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *