AtividadesComplementaresEmpresaJunior1

Atividades Complementares e os Benefícios da Empresa Júnior

Entenda o que são e quais as opções de atividades complementares das faculdades e os benefícios de optar por uma empresa júnior.

As atividades complementares são atividades extras obrigatórias à formação dos alunos nos cursos de graduação. Essas atividades, determinadas pelo Conselho Nacional de Educação da Câmara Superior de Educação, têm como objetivo ampliar os horizontes dos alunos fazendo tê-los experiências com a realidade do curso e também iniciação em pesquisa e ensino. Esses trabalhos extras, por vezes realizados fora da faculdade, podem ser:

  • Apresentação/publicação de trabalho em eventos científicos
  • Publicação de trabalho e artigos em revistas técnico-científicas
  • Estágios complementares não-obrigatórios
  • Participação em Empresa Júnior
  • Disciplinas eletivas extras
  • Participação em projetos de extensão
  • Estágios/disciplinas realizados fora do país em convênio com universidades estrangeiras
  • Participação em projetos de ensino
  • Palestras
  • Monitoria
  • Iniciação científica e tecnológica
  • Visitas técnicas comprovadas
  • Curso de língua estrangeira realizado durante a graduação
  • Outros cursos na área realizados durante a graduação
  • Minicursos realizados durante eventos científicos

Conforme os períodos passam na faculdade, é comum os estudantes ficarem preocupados em como preencher o número de horas de atividades complementares requisitadas pelo seu curso. Essa preocupação acompanha também uma dúvida, pois estes por vezes não se identificam com algumas atividades que a eles são apresentadas, seja por gosto pessoal ou por não alinhar-se a seus objetivos profissionais.

Dessa forma, é importante conhecer-se e identificar suas metas e gostos, alinhando-os com as inúmeras propostas oferecidas seja pela faculdade ou fora dela. Para facilitar a escolha das atividades complementares, pode-se dividi-las em 3 tipos principais: atividades para magistério, atividades para carreira de pesquisa e desenvolvimento científico, e atividades para empreendedorismo.

AtividadesComplementaresEmpresaJunior2

As atividades complementares ideais para cada objetivo profissional

Para aqueles que desejam seguir a carreira de magistério, é interessante optar por monitorias, participação em projetos de ensino e cursos extras que, de alguma forma, contribuam para a formação de um lecionador. Já para os que pretendem seguir a área de pesquisa e desenvolvimento científico, é ideal a confecção de trabalhos e artigos científicos, iniciações científicas e cursos especializados para garantir suas horas complementares e ainda ampliar seu conhecimento.

para os que desejam uma experiência mais parecida com o trabalho em empresas e corporações, o estágio não-obrigatório (que não substitui o obrigatório) e a empresa júnior são grandes opções para se desenvolver traços como liderança, trabalho em equipe e espírito empreendedor. A aqueles que não possuem um objetivo profissional alinhado ou estão indecisos, é válido começar por atividades mais simples como palestras e workshops, que inclusive o ajudarão a descobrir-se no meio acadêmico.

Empresa Júnior: uma opção versátil e de benefícios duradouros

Empresa Júnior é uma empresa sem fins lucrativos, formada exclusivamente por alunos do ensino superior ou técnico, regulamentada pela lei 13.267/16. Seus principais objetivos são desenvolver seus membros, oferecer serviços de qualidade e impactar a sociedade. Essas organizações atuam em geral na prestação de serviços de consultoria, através de uma sinergia interna da empresa e de orientação de professores altamente qualificados.

As empresas juniores (ou simplesmente EJs) surgiram em 1967 em Paris, na França, quando alunos da ESSEC – L’École Supérieure des Sciences Economiques et Commerciales, em Paris, sentiram a necessidade de conhecer seu futuro mercado de trabalho e as ferramentas de atuação no mesmo. Desde então, esse movimento espalhou-se pelo mundo e chegou ao Brasil em 1980. Hoje, existem mais de 700 empresas juniores no país e mais de 22.000 empresários juniores.

Os alunos da faculdade, geralmente presos à rotina de aulas, possuem através da EJ a chance de desenvolver competências pessoais e profissionais. Isto pode ser feito de diversas formas, seja liderando equipes, executando projetos ou desenvolvendo-se tecnicamente. Dentro da empresa, você pode desenvolver inteligência emocional e estratégica, além de aprender como funciona na prática a execução e o planejamento de projetos e o dia-a-dia de um negócio. Com esse aprendizado, fica muito mais fácil ser um empreendedor capaz de impactar e transformar a sociedade.

As vantagens das EJs para a sociedade

As EJs estão inseridas no terceiro setor da economia, por não possuírem fins lucrativos e por pertencerem ao setor privado. Por conta de não ter como finalidade a obtenção de lucro, as empresas juniores são capazes de oferecer serviços a um custo abaixo do mercado, tendo geralmente como clientes as micro e pequenas empresas que necessitam de serviços a preços baixos.

As EJs, além de desenvolverem o empreendedorismo nas regiões em que se inserem, possuem uma grande contribuição no desenvolvimento empresarial e econômico do país, principalmente dos jovens. O resultado excelente dos serviços vem do acompanhamento e orientação de um professor da respectiva área do conhecimento, e é por isso que as EJs tem sido cada vez mais procuradas hoje em dia.

Brasil Júnior: união, empreendedorismo e disseminação de conhecimento

A Brasil Júnior, criada em 2003, é a confederação brasileira de empresas juniores. A partir dela, obteve-se a união das EJs de todo o país, de forma a unificar regras, estabelecer diretrizes a serem seguidas pelas federações estaduais e criar um movimento de união e de fluxo intenso de conhecimento.

AtividadesComplementaresEmpresaJunior3



Agora que você conhece um pouco mais sobre atividades complementares e empresas juniores, que tal se juntar a essa causa? Para saber mais sobre atividades complementares e empresas juniores, dê uma olhada nos seguintes textos:

​Empresas Juniores - Universidade Federal Fluminense

​Conheça o MEJ - Brasil Júnior

Related posts:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *