entrevista

6 Dicas Para Mandar Bem em Entrevistas e Simulações

Você está inscrito em um processo seletivo e, após passar pela dinâmica de grupo, chegou a hora da entrevista e da simulação. E agora?!

Não precisa se preocupar! Viemos salvar sua vida!

Trouxemos algumas dicas para você se sair muito bem na fase de entrevista e simulação de um processo seletivo.

Mas, primeiramente, como funciona essa fase?

Bem, na entrevista você tem que responder algumas perguntas estratégicas que farão o avaliador te conhecer um pouco melhor. Já a simulação, o nome é auto explicativo. Nesta etapa, geralmente, ocorre uma simulação em que você é um funcionário da empresa e tem que resolver algum problema. Eles podem definir você com um cargo específico (diretor, presidente, assessor…) ou podem deixar livre para você improvisar.

Bem, já explicamos demais. Vamos ao que interessa. Fique ligado nessas dicas que podem dar uma ajudinha:

Seja pontual

A pontualidade é fundamental dentro de uma empresa. Ela passa a imagem de uma pessoa que tem responsabilidade e assume não atrasa compromissos. Além disso, é possível que você tenha que passar por diversas reuniões enquanto estiver á dentro, e é de suma importância ser pontual nessas ocasiões.

Mostre que está interessado pela vaga que está concorrendo

Se você realmente quer aquela vaga, mostre o porquê está ali. Mostre que você é quem eles precisam. Deixe claro seus diferenciais e o que agregaria à empresa. Só tenha cuidado para não soar prepotente!

Seja objetivo e claro nas respostas

Quando te fizerem perguntas, não enrole. Seja objetivo e claro. Se você falar demais, vai acabar chegando à lugar nenhum e gastando tempo do avaliador. Uma empresa valoriza pessoas que sabem se expressar de forma simples e saiba expressar opiniões no momento certo.

Saiba falar sobre seus defeitos e suas qualidades

Muitas pessoas chegam em entrevistas se enaltecendo sem parar. Primeiro, não deixe de falar suas qualidades, mas seja claro em relação a isso e enumere as principais. Também saiba falar sobre seus defeitos, pois uma pessoa que não sabe falar sobre eles, não sabe onde precisa melhorar. Quado essa resposta vem, é nítido que o candidato se conhece muito bem, o que é muito positivo para uma entrevista, mas não esqueça de falar o que está fazendo para melhorar os seus defeitos!

Seja flexível

Na simulação, é provável que você passe por uma situação de negociação. E o que é mais importante numa negociação? Jogo de cintura! Não se apegue muito ao “não” e ao “sim”, mas tente entender o seu “cliente” e trabalhe dentro de uma margem de negociação.

Conheça a empresa

Na entrevista, é possível que te perguntem sobre os departamentos e a vivência dentro da empresa. É importante compreender os valores da instituição da qual quer fazer parte.

Na simulação, você atuará como um membro já efetivado. Logo, é necessário que você saiba minimamente como as coisas funcionam e os princípios que regem a cultura da empresa.

Já tínhamos comentado a importância de saber sobre a empresa qual está planejando entrar quando falamos sobre dinâmica de grupo. Você pode perceber que este item é possivelmente um dos mais importantes, já que é essencial em todas as fases de um processo seletivo.

ASSINE A NOSSA NEWSLETTER!

Receba nossos conteúdos exclusivos no seu email!

Related posts:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *