VOCÊ SABIA QUE EM CIDADES LITORÂNEAS A CORROSÃO CHEGA A SER 40 VEZES MAIS AGRAVANTE?

A corrosão é um fenômeno inimigo de qualquer processo industrial que envolva contato entre um fluido e um metal. Esse contato leva a uma reação de oxidação do metal, formando resíduos e desgastando o material, fragilizando o equipamento e reduzindo, assim, sua vida útil. Além disso, esses resíduos podem vir a fazer parte do efluente, o que culminará em produtos contaminados.

Entretanto, o fenômeno não é prejudicial apenas a processos industriais. Qualquer objeto feito de metal está sujeito ao desgaste, e a umidade do ar é um poderoso fator na velocidade de corrosão do material. Em cidades litorâneas, o ar não é somente mais úmido, mas é afetado também pelo fenômeno da maresia: graças à ação do vento, que transporta partículas de água do mar, o ar no litoral contém os evaporitos, micropartículas que apresentam sais, o que facilita e acelera a oxidação do metal. O poder agravante da maresia no processo de corrosão, pode ser evidenciado em dados da Cepel (Centro de Pesquisa da Eletrobrás), que indicam que o tempo de vida útil de um poste é de menos de 5 anos em cidades litorâneas, podendo chegar a 30 anos em outras cidades.

Evidentemente, os prejuízos tanto econômicos quanto sociais podem chegar a níveis alarmantes, se ações não forem tomadas para a prevenção a corrosão. Para isso, existem métodos de proteção do material, capazes de impedir sua oxidação por muitos anos. Dessa forma, garante-se menores custos na manutenção de um equipamento sujeito à corrosão e evita-se gastos desnecessários.

A maresia é, portanto, um fenômeno que atinge diversas empresas localizadas no Rio de Janeiro. As prevenções contra esses efeitos negativos devem ser ponderadas e analisadas. O serviço de consultoria nessa área torna-se necessário, pois auxilia na escolha do melhor método a ser utilizado, evitando-se prejuízos relacionados à corrosão.

RELACIONADOS:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll Up