FORMULAÇÃO DE PRODUTOS – ALCANCE NOVOS NICHOS E OPORTUNIDADES

A Formulação de Produtos e evolução dos já existentes, alcançando novos nichos e oportunidades de crescimento é crucial para impulsionar um negócio, ou tirar uma ideia empreendedora do papel. Além disso, para garantir o sucesso na elaboração, diversos fatores necessitam de análise e estudos durante o processo de inovação.

Logo, um dos fatores de extrema importância na criação de produtos é estudar a viabilidade, que possui o intuito de analisar se o produto a ser formulado enquadra-se nos critérios mercadológicos e laboratoriais. Inclui-se também a viabilidade econômica, essencial para garantir o sucesso do produto.

Por que inovar?

A inovação é um processo pelo qual há implantação de novas ideias que, quando apropriadas, são capazes de agregar valor a um produto. Isto está relacionado com o desenvolvimento ou com o aperfeiçoamento de produtos já existentes.

Inovar é necessário, pois seu principal objetivo é fomentar, aprimorar e manter a participação de uma empresa em um determinado nicho mercadológico, visando, sobretudo, a atender a demanda do cliente. 

Segundo Santiago Gonzales, um dos fundadores do Laboratório de Inovação de Impacto Lab4D, “quanto mais se inova, maior a chance de se ter um bom retorno”. A partir disso, garantir um lugar no mercado e procurar atualizações acerca de suas mudanças é essencial para assegurar que o negócio permaneça bem sucedido.

Neste viés, a Formulação de Produtos apresenta um destaque, ao se relacionar com o crescimento e ao desenvolvimento da empresa, devido à produção com qualidade e autenticidade, sempre inovando.

Mercado alvo, como saber se está atingindo seu nicho?

O primeiro passo é identificar o seu público-alvo, tendo em mente quem se deseja atingir. Pois isso ajuda a compreender como desenvolver seu produto, e assim a identificar as necessidades e desejos da sua audiência. De fato, é importante realizar um estudo de informações e pesquisas sobre a concorrência, essas são algumas das táticas necessárias nesta etapa. Mas também ter em mente que o objetivo é compreender o que o mercado precisa e como o seu produto pode atender a essas necessidades de uma forma inovadora.

Por que modificar um produto já existente?

Por falta de conhecimento e de estudo de mercado, muitas empresas acabam não obtendo uma boa aceitação de seu produto ou serviço. Tanto o entendimento quanto o estudo de mercado estão diretamente relacionados ao processo de inovação, uma vez que inovar dá-se através de trabalho em equipe. Deve-se estar aberto à cultura e, sobretudo, às tendências que o mercado apresenta, o que inclui a aplicação de conhecimento que vise ao futuro e aos produtos e serviços excepcionais.

Ser inovador, é saber o motivo pelo qual está se elaborando um produto. Por isso, ao analisar o mercado, traçar e assimilar o motivo de sua oferta é, em muitos casos, compreender que é necessário modificar algo já existente.

Ademais, o estudo de viabilidade econômica e mercadológica é primordial para o entendimento de que, ao aperfeiçoar ou incrementar, um certo produto obterá uma melhor aceitação em seu nicho, e assim, um melhor desempenho.

Etapas da formulação de produtos

Com o intuito de tornar a ideia realidade, o serviço de formulação de produtos exige um constante e extenso contato com o cliente. Para que assim o pensamento inovador do cliente esteja alinhado com o parecer da equipe do projeto. Busca-se compreender o objetivo principal da formulação, para garantir que o invento esteja em conformidade com seus desejos.

Inicialmente, é importante entender que a formulação possui três etapas, sendo as duas primeiras fases de estudo de viabilidade e a última a execução técnica da formulação.

O estudo de viabilidade é subdivido em duas etapas, o estudo de viabilidade de execução, e o estudo de viabilidade econômica. Essas consultorias serão indispensáveis para o andamento e realização do projeto. É essencial compreender se a formulação e desenvolvimento do produto se adequam às normativas brasileiras e se seriam lucrativos, antes de formular efetivamente o produto.

O primeiro passo do projeto é o máximo de compartilhamento de ideias entre o cliente e a equipe do projeto. Pois um diagnóstico preciso e completo acerca da ideia principal é de extrema importância para as seguintes etapas serem bem sucedidas. Deve ser discutido então o principal propósito da formulação, o que é almejado, qual falha deseja corrigir ou qual aperfeiçoamento quer atingir com a mudança.

Estudo de Viabilidade

Em seguida, é feito o Estudo de Viabilidade Econômica. Neste, analisam-se aspectos financeiros do projeto, avaliando se o custo benefício do produto será lucrativo para o cliente, e se sua produção será financeiramente viável. Analisa-se custos com patentes e com a produção, assim como se verifica gastos fixos, gastos variáveis e impostos necessários para a produção. Concomitantemente, há um Estudo de Viabilidade de Formulação. O qual tem o intuito de analisar fatores que possam vir a inviabilizar a execução do projeto. A viabilidade da formulação é necessária para confirmar se existe possibilidade de desenvolver este produto no Brasil e para analisar quais metodologias podem ser aplicadas. As problemáticas vão para análise como disponibilidade e fornecimento de matérias primas, legislações e resoluções, e estatísticas mercadológicas.

A partir de todas as análises feitas, é possível determinar se a formulação do produto é factível e realista. Caso haja algum fator decisivo que torne o processo inviável ou não lucrativo, é necessário então rever características ou atributos do produto.

No entanto, caso a resposta seja positiva, inicia-se a etapa de execução, é importante ressaltar que o processo de execução pode variar dependendo do tipo de produto que o cliente deseja formular, cada produto demanda testes e ajustes únicos para garantir sua eficácia e segurança. Desta forma, a partir de todos os estudos e insumos, partimos para os testes laboratoriais necessários até atingir o interesse do cliente. Obtém-se, então, uma fórmula com qualidade e atributos, e embasado em estudos mercadológicos, e laboratoriais, de acordo com as especificações iniciais do projeto.

Formulação de produtos alimentícios

O faturamento da indústria brasileira de alimentos cresceu 6,7% em 2019, segundo o G1. Com este alto crescimento da indústria alimentícia, a busca por um diferencial se torna crucial para o sucesso neste setor, e por isso, indica-se a formulação de alimentos. Esta formulação consiste no aprimoramento ou na criação de um alimento.

 

A primeira etapa da formulação de produtos alimentícios segue a etapa da formulação de produtos, sendo o Estudo de Viabilidade.

 

As próximas etapas dependem muito do que o cliente deseja, mas as principais etapas normalmente são: análise centesimal e análise com aditivos químicos. Há a realização da análise centesimal quando o cliente deseja compreender melhor algum composto específico. E já a análise com aditivos químicos, faz-se necessária quando o intuito é aumentar a validade, deixar o composto mais macio, mudar o aroma e entre outros.

Além dessas análises, caso o fabricante de alimentos deseje, outras análises também podem ser realizadas, como, por exemplo, as propriedades sensoriais e nutricionais, a segurança alimentar, a elaboração de produtos funcionais e mais saudáveis, o frescor, a praticidade e entre outras possibilidades.

Concluindo, após essas etapas, realiza-se a formulação do alimento através da criação de protótipos em um laboratório. Para garantir a qualidade e segurança do alimento, são realizados testes de acordo com as diretrizes estabelecidas pela ANVISA, que estabelece os padrões microbiológicos que devem ser respeitados e seguidos rigorosamente na formulação, para que assim, a combinação de todos os atributos, como os efeitos dos ingredientes, da influência dos parâmetros, dos métodos de conservação empregados e da embalagem utilizada, resulte no produto ideal para o propósito daquela formulação.

Formulação de produtos cosméticos

Por que investir na formulação de cosméticos?

A crescente demanda por produtos de beleza e cuidados pessoais no mercado brasileiro reflete um cenário promissor para empreendedores e empresas do setor cosmético. Dados apontam que o Brasil é o 4º maior mercado de beleza e cuidados pessoais do mundo. Em 2021, as vendas de produtos de higiene pessoal e cosméticos no Brasil alcançaram R$124,5 bilhões. A indústria de cosméticos personalizáveis deve chegar a valer US$80,7 bilhões em 2031. Diante dessas informações, fica evidente que o mercado de beleza e cuidados pessoais apresenta um potencial significativo, com projeções otimistas para a indústria e uma clara oportunidade para inovação e crescimento. 

Na sequência, é necessário entender que a formulação de cosméticos segue um processo meticuloso para garantir a eficácia e segurança dos produtos desenvolvidos. A primeira etapa essencial é o estudo de viabilidade, onde avaliamos a viabilidade do projeto e os requisitos do cliente. Com a conclusão do projeto, podemos também realizar o estudo de validade do produto, garantindo sua durabilidade e estabilidade ao longo do tempo.

Compreendendo as necessidades do cliente e tendo estabelecido a viabilidade do projeto, avançamos para a fase de desenvolvimento do protótipo no laboratório. Aqui, reunimos todos os elementos-chave desejados pelo cliente. Na formulação de cosméticos, é comum encontrar ingredientes como água, princípios ativos, emolientes, umectantes, emulsionantes/tensoativos, espessantes, conservantes e antioxidantes, substâncias bases para criar uma fórmula inicial. Contudo, caso o foco não seja na criação, mas sim na reformulação, seguimos o mesmo processo descrito até aqui.

Em resumo, nossa dedicação ao cliente, aliada à nossa experiência técnica e compromisso com a qualidade. Estamos empenhados em oferecer soluções personalizadas que atendam às necessidades únicas de cada cliente, desde o início até o produto final.

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