Rotulagem Nutricional: Uma Aliada Para Impulsionar Vendas
ROTULAGEM NUTRICIONAL: UMA ALIADA PARA IMPULSIONAR VENDAS Você sabe as substâncias que estão presentes no alimento que você vende? Você conhece as determinações da Anvisa
Logo, um dos fatores de extrema importância na criação de produtos é estudar a viabilidade, que possui o intuito de analisar se o produto a ser formulado enquadra-se nos critérios mercadológicos e laboratoriais. Inclui-se também a viabilidade econômica, essencial para garantir o sucesso do produto.
A inovação é um processo pelo qual há implantação de novas ideias que, quando apropriadas, são capazes de agregar valor a um produto. Isto está relacionado com o desenvolvimento ou com o aperfeiçoamento de produtos já existentes.
Inovar é necessário, pois seu principal objetivo é fomentar, aprimorar e manter a participação de uma empresa em um determinado nicho mercadológico, visando, sobretudo, a atender a demanda do cliente.
Segundo Santiago Gonzales, um dos fundadores do Laboratório de Inovação de Impacto Lab4D, “quanto mais se inova, maior a chance de se ter um bom retorno”. A partir disso, garantir um lugar no mercado e procurar atualizações acerca de suas mudanças é essencial para assegurar que o negócio permaneça bem sucedido.
Neste viés, a Formulação de Produtos apresenta um destaque, ao se relacionar com o crescimento e ao desenvolvimento da empresa, devido à produção com qualidade e autenticidade, sempre inovando.
Mercado alvo, como saber se está atingindo seu nicho?
O primeiro passo é identificar o seu público-alvo, tendo em mente quem se deseja atingir. Pois isso ajuda a compreender como desenvolver seu produto, e assim a identificar as necessidades e desejos da sua audiência. De fato, é importante realizar um estudo de informações e pesquisas sobre a concorrência, essas são algumas das táticas necessárias nesta etapa. Mas também ter em mente que o objetivo é compreender o que o mercado precisa e como o seu produto pode atender a essas necessidades de uma forma inovadora.
Por falta de conhecimento e de estudo de mercado, muitas empresas acabam não obtendo uma boa aceitação de seu produto ou serviço. Tanto o entendimento quanto o estudo de mercado estão diretamente relacionados ao processo de inovação, uma vez que inovar dá-se através de trabalho em equipe. Deve-se estar aberto à cultura e, sobretudo, às tendências que o mercado apresenta, o que inclui a aplicação de conhecimento que vise ao futuro e aos produtos e serviços excepcionais.
Ser inovador, é saber o motivo pelo qual está se elaborando um produto. Por isso, ao analisar o mercado, traçar e assimilar o motivo de sua oferta é, em muitos casos, compreender que é necessário modificar algo já existente.
Ademais, o estudo de viabilidade econômica e mercadológica é primordial para o entendimento de que, ao aperfeiçoar ou incrementar, um certo produto obterá uma melhor aceitação em seu nicho, e assim, um melhor desempenho.
Com o intuito de tornar a ideia realidade, o serviço de formulação de produtos exige um constante e extenso contato com o cliente. Para que assim o pensamento inovador do cliente esteja alinhado com o parecer da equipe do projeto. Busca-se compreender o objetivo principal da formulação, para garantir que o invento esteja em conformidade com seus desejos.
Inicialmente, é importante entender que a formulação possui três etapas, sendo as duas primeiras fases de estudo de viabilidade e a última a execução técnica da formulação.
O estudo de viabilidade é subdivido em duas etapas, o estudo de viabilidade de execução, e o estudo de viabilidade econômica. Essas consultorias serão indispensáveis para o andamento e realização do projeto. É essencial compreender se a formulação e desenvolvimento do produto se adequam às normativas brasileiras e se seriam lucrativos, antes de formular efetivamente o produto.
O primeiro passo do projeto é o máximo de compartilhamento de ideias entre o cliente e a equipe do projeto. Pois um diagnóstico preciso e completo acerca da ideia principal é de extrema importância para as seguintes etapas serem bem sucedidas. Deve ser discutido então o principal propósito da formulação, o que é almejado, qual falha deseja corrigir ou qual aperfeiçoamento quer atingir com a mudança.
Em seguida, é feito o Estudo de Viabilidade Econômica. Neste, analisam-se aspectos financeiros do projeto, avaliando se o custo benefício do produto será lucrativo para o cliente, e se sua produção será financeiramente viável. Analisa-se custos com patentes e com a produção, assim como se verifica gastos fixos, gastos variáveis e impostos necessários para a produção. Concomitantemente, há um Estudo de Viabilidade de Formulação. O qual tem o intuito de analisar fatores que possam vir a inviabilizar a execução do projeto. A viabilidade da formulação é necessária para confirmar se existe possibilidade de desenvolver este produto no Brasil e para analisar quais metodologias podem ser aplicadas. As problemáticas vão para análise como disponibilidade e fornecimento de matérias primas, legislações e resoluções, e estatísticas mercadológicas.
A partir de todas as análises feitas, é possível determinar se a formulação do produto é factível e realista. Caso haja algum fator decisivo que torne o processo inviável ou não lucrativo, é necessário então rever características ou atributos do produto.
No entanto, caso a resposta seja positiva, inicia-se a etapa de execução, é importante ressaltar que o processo de execução pode variar dependendo do tipo de produto que o cliente deseja formular, cada produto demanda testes e ajustes únicos para garantir sua eficácia e segurança. Desta forma, a partir de todos os estudos e insumos, partimos para os testes laboratoriais necessários até atingir o interesse do cliente. Obtém-se, então, uma fórmula com qualidade e atributos, e embasado em estudos mercadológicos, e laboratoriais, de acordo com as especificações iniciais do projeto.
O faturamento da indústria brasileira de alimentos cresceu 6,7% em 2019, segundo o G1. Com este alto crescimento da indústria alimentícia, a busca por um diferencial se torna crucial para o sucesso neste setor, e por isso, indica-se a formulação de alimentos. Esta formulação consiste no aprimoramento ou na criação de um alimento.
A primeira etapa da formulação de produtos alimentícios segue a etapa da formulação de produtos, sendo o Estudo de Viabilidade.
As próximas etapas dependem muito do que o cliente deseja, mas as principais etapas normalmente são: análise centesimal e análise com aditivos químicos. Há a realização da análise centesimal quando o cliente deseja compreender melhor algum composto específico. E já a análise com aditivos químicos, faz-se necessária quando o intuito é aumentar a validade, deixar o composto mais macio, mudar o aroma e entre outros.
Além dessas análises, caso o fabricante de alimentos deseje, outras análises também podem ser realizadas, como, por exemplo, as propriedades sensoriais e nutricionais, a segurança alimentar, a elaboração de produtos funcionais e mais saudáveis, o frescor, a praticidade e entre outras possibilidades.
Concluindo, após essas etapas, realiza-se a formulação do alimento através da criação de protótipos em um laboratório. Para garantir a qualidade e segurança do alimento, são realizados testes de acordo com as diretrizes estabelecidas pela ANVISA, que estabelece os padrões microbiológicos que devem ser respeitados e seguidos rigorosamente na formulação, para que assim, a combinação de todos os atributos, como os efeitos dos ingredientes, da influência dos parâmetros, dos métodos de conservação empregados e da embalagem utilizada, resulte no produto ideal para o propósito daquela formulação.
Formulação de produtos cosméticos
Por que investir na formulação de cosméticos?
A crescente demanda por produtos de beleza e cuidados pessoais no mercado brasileiro reflete um cenário promissor para empreendedores e empresas do setor cosmético. Dados apontam que o Brasil é o 4º maior mercado de beleza e cuidados pessoais do mundo. Em 2021, as vendas de produtos de higiene pessoal e cosméticos no Brasil alcançaram R$124,5 bilhões. A indústria de cosméticos personalizáveis deve chegar a valer US$80,7 bilhões em 2031. Diante dessas informações, fica evidente que o mercado de beleza e cuidados pessoais apresenta um potencial significativo, com projeções otimistas para a indústria e uma clara oportunidade para inovação e crescimento.
Na sequência, é necessário entender que a formulação de cosméticos segue um processo meticuloso para garantir a eficácia e segurança dos produtos desenvolvidos. A primeira etapa essencial é o estudo de viabilidade, onde avaliamos a viabilidade do projeto e os requisitos do cliente. Com a conclusão do projeto, podemos também realizar o estudo de validade do produto, garantindo sua durabilidade e estabilidade ao longo do tempo.
Compreendendo as necessidades do cliente e tendo estabelecido a viabilidade do projeto, avançamos para a fase de desenvolvimento do protótipo no laboratório. Aqui, reunimos todos os elementos-chave desejados pelo cliente. Na formulação de cosméticos, é comum encontrar ingredientes como água, princípios ativos, emolientes, umectantes, emulsionantes/tensoativos, espessantes, conservantes e antioxidantes, substâncias bases para criar uma fórmula inicial. Contudo, caso o foco não seja na criação, mas sim na reformulação, seguimos o mesmo processo descrito até aqui.
Em resumo, nossa dedicação ao cliente, aliada à nossa experiência técnica e compromisso com a qualidade. Estamos empenhados em oferecer soluções personalizadas que atendam às necessidades únicas de cada cliente, desde o início até o produto final.
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