
Mercado de Alimentos: Elevando Seu Empreendimento a Outro Nível
MERCADO DE ALIMENTOS: ELEVANDO SEU EMPREENDIMENTO A OUTRO NÍVEL Você quer iniciar um empreendimento alimentício mas não conhece muito bem as legislações? Procura vender um
O momento de dificuldade vem para todos. Pode ser a queda nas vendas por causa da crise, ou a problemática de um novo concorrente na área, dentre vários outros. Mas com criatividade, persistência e inovação esses obstáculos podem ser ultrapassados e você conseguirá elevar seu empreendimento à um novo nível de maturidade a cada passo dado!
Acompanhar as tendências do mercado pode ser essencial para o seu sucesso. Agora que você já aprendeu como montar a base do seu negócio no nosso último texto, agora é hora de escolher o produto certo para vender e como você pode vendê-lo.
Os empreendimentos também mudaram. Agora, a sustentabilidade é essencial em um bom estabelecimento. As legislações pedem documentos que mostrem que os restaurantes acondicionam e destinam seus resíduos corretamente, e que tentem diminuir seu desperdício ao máximo. Saiba mais aqui sobre o PGRS, um dos documentos que podem ser solicitados.
Pensando nisso, trazemos para vocês a primeira tendência de 2018: o “Perda Zero”.
Segundo a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo, uma das tendências no ramo alimentício em 2017 foi o uso de alimentos pouco valorizados e de sobras como ingredientes. O chamado “Perda Zero” é um movimento que teve grandes chefs como defensores e busca diminuir o desperdício em cozinhas de restaurantes.
Algo que ilustra essa moda é o programa Masterchef Brasil: em todas as temporadas houveram episódios com provas que consistiam em fazer os participantes trabalhar com ingredientes pouco valorizados, como carnes não nobres, ou partes de verduras e legumes que sempre são descartadas.
Outro exemplo é o restaurante do brasileiro David Hertz: ele utilizou as sobras dos ingredientes utilizados na cozinha da Vila Olímpica na época das Olimpíadas, montando pratos de qualidade sem desperdício.
Além de se preocupar com a sustentabilidade, restaurantes e empreendimentos se preocupam com o uso de ingredientes de qualidade: alimentos orgânicos, sem agrotóxicos, vindos de fazendas familiares, ganham espaço no mercado.
Os consumidores se preocupam mais com sua saúde e com o meio ambiente. Por isso, é tendência agora alimentos produzidos com ingredientes orgânicos, vindos de fazendas ecológicas com pouco impacto ambiental.
A agroecologia é uma linha de pensamento que tem como objetivo produzir alimentos de maneira sustentável. É um conceito complexo, por isso vamos focar na produção nesse texto: a ideia é praticar a agricultura aproveitando das próprias interações da natureza em favor da produção, sem uso de agrotóxicos e apenas fertilizantes naturais.
Vindo dessa consciência ambiental, acontece mais um fenômeno no mercado alimentício: o vegetarianismo e o veganismo. As pessoas se preocupam mais com a origem dos alimentos, e acham cruel a produção de carnes e exploração dos animais. Por isso, estabelecimentos como o HareBurger, uma espécie de “fast food” vegano, viram sucesso, por mostrar uma alternativa na alimentação.
Além disso, por se preocuparem mais com a saúde, alguns consumidores buscam alimentos práticos e saudáveis que facilitam dietas: quentinhas low carb, biscoitos de inhame, barrinhas de cereais sem conservantes.
Tudo isso vira sucesso, principalmente no meio “fitness” (não é a toa que surgem tantas blogueiras mostrando sua vida de exercícios físicos e dietas – marketing é a alma do negócio).
Cervejas artesanais, chocolates artesanais, sorvetes, cafés e sucos: tudo isso vira tendência num mundo onde o cuidado na produção e ingredientes de qualidade são mais valorizados que nunca. A criatividade toma conta e a inovação é o que determina se o produto vai fazer sucesso.
A produção artesanal consiste na escolha cuidadosa dos ingredientes, na pouca ou nenhuma presença de conservantes e na presença do produtor em todas as etapas do processo: desde a escolha da matéria prima até a que o produto seja embalado.
Vamos dar um exemplo:
O ramo dos chocolates artesanais virou moda: segundo a revista SuperInteressante, o bean-to-bar, produção de chocolate que vai desde a torra do cacau até a moldagem da barra de chocolate, começou há alguns anos aqui no Brasil. Agora, já tem empresas especializadas nisso. O chocolate artesanal é vantagem porque o produtor paga mais caro pelo cacau, e o seleciona melhor.
Para manter a qualidade do cacau, o produtor não vai usar gordura barata para fazer o chocolate. Ele vai usar manteiga de cacau. Por isso, o chocolate bean-to-bar é puro e de melhor qualidade.
Outra ideia que o chocolate artesanal traz é a da valorização do grão produzido no próprio país: como o cacau é um fruto tropical, não é necessário importá-lo para produzir o chocolate aqui. Por isso o grão é mais fresco, e o chocolate mais puro, que traz nele um sabor tropical e diferenciado.
A produção artesanal, seja do que for, valoriza também a sustentabilidade. Não se produz em grande escala, o que reduz o desperdício e a exploração do meio ambiente. Apesar dos produtos saírem mais caros, eles também saem mais gostosos e com melhor qualidade.
Agora que tratamos de algumas das tendências de consumo do mercado para te ajudar a achar o produto ideal, vamos falar abaixo sobre como vender esse produto.
Apesar da crise, o setor alimentício parece nunca parar. Uma dica para não ficar para trás com seu empreendimento é apostar no ambiente físico que você apresenta e as sensações que leva para os seus consumidores.
Invista em decorações e peças interativas para atrair seus clientes e transformá-los em canais de propaganda. Nada melhor do que um consumidor elogiando e comentando com seu círculo de convivência sobre como confortável, ou bonito, ou interessante é o seu empreendimento.
É importante, até para o seu marketing, você possuir um foco. Ao idealizar um empreendimento, tenha em mente o que ele será. Ao colocar em prática esta ideia, lembre-se de apostar no espaço para que ele conte a mesma história que o seu cardápio.
Tem crescido o número de restaurantes e bares temáticos, como por exemplo ludotecas (Bar e ludoteca, hamburgueria e ludoteca, cafeteria e ludoteca).
Treine sua equipe para que os clientes saiam satisfeitos e contentes pela maneira como foram atendidos. Um bom atendimento é crucial para a fidelização dos seus clientes.
Esteja disposto a entregar aos consumidores emoções, faça o seu empreendimento não pensando em apenas receber retorno financeiro, faça-o pensando em agradar e entreter as pessoas. Essa é a chave para cativá-los.
Seus consumidores vão estar sempre de olho nas novidades: no que você posta. Invista em divulgação! Faça um estudo sobre as possibilidades e, se for viável, divulgue promoções e atrativos.
No site você pode divulgar seus produtos, preços, cardápio e novidades Ele permite que você tenha uma linha de comunicação online aberta e acessível para os clientes.
Analisar o mercado é essencial e um exemplo de como ser inovador e se adaptar à nova mentalidade pode ser o trabalho na sustentabilidade. Você pode saber mais sobre isso clicando aqui.
Além de permitir que você fique dentro das fiscalizações ambientais, seguir as normas de sustentabilidade e mostrar que você evita o desperdício é um diferencial e chama atenção do público.
Seja transparente: mostre que seus ingredientes são de qualidade, que você se preocupa com todas as etapas da produção e que segue as normas da ANVISA.
Fale de onde você consegue seus ingredientes, sempre rotule alimentos embalados e possua um Manual de Boas Práticas de Fabricação. Use isso ao seu favor.
O mundo está em constante mudança. O que é tendência hoje, amanhã pode não ser mais. Por isso, é muito importante ficar atualizado e saber mais sobre a mentalidade dos seus consumidores. Também é importante ficar atento às novas tecnologias e às opiniões sobre seu estabelecimento.
Saiba sempre sobre as normas e esteja sempre um passo a frente. Possuir um estabelecimento sustentável e higiênico não é apenas tendência: agora é requisito obrigatório. Saiba que seus consumidores merecem o melhor, e seu sucesso pode se manter por muito tempo!
Fique ligado nos nossos próximos textos! Estamos preparando materiais inéditos neste mês de Alimentos!
RELACIONADOS:
MERCADO DE ALIMENTOS: ELEVANDO SEU EMPREENDIMENTO A OUTRO NÍVEL Você quer iniciar um empreendimento alimentício mas não conhece muito bem as legislações? Procura vender um
SUPERE AS DIFICULDADES NO MERCADO ALIMENTÍCIO Cada vez mais pessoas tem pensado em maneiras alternativas de aumentar a renda mensal e a grande aposta costuma
MERCADO DE ALIMENTOS: DO PLANEJAMENTO AO CULTIVO DE UM NEGÓCIO Você possui um negócio alimentício recente? Pretende embarcar nessa jornada? Está passando por dificuldades para
CONHEÇA A FERRAMENTA IDEAL PARA ALAVANCAR SUAS VENDAS: BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO Imagine sua empresa funcionando de acordo com as normas vigentes, entregando mais qualidade