É possível começar com produção e venda em pequena escala, com produção caseira e venda local. Dessa forma, pode-se analisar a viabilidade do seu negócio e adquirir alguma experiência em gestão para minimizar os riscos.
Você também descobrirá se possui afinidade com a área. Esse pequeno investimento trará um maior conhecimento e mostrará o quão essencial é colocar a mão na massa. O dono do negócio tem que estar por dentro de todas as etapas que envolvem seu produto. Assim, é possível saber o que melhorar, como dimensionar a quantidade de insumos e controlar as despesas, por exemplo.
Além disso, saiba separar as finanças pessoais das finanças da empresa. Você pode estipular um salário para você, por exemplo, ou ainda trabalhar com porcentagem, mas tudo deve ser proporcional ao desenvolvimento da empresa.
Para dar o próximo passo, é necessário conhecer todos os procedimentos legais e jurídicos que você vai precisar, como legislação trabalhista, tributária, licenças e autorizações, como do corpo de bombeiros e vigilância sanitária.
De acordo com os consultores da área alimentícia da P&Q Engenharia Jr., a burocracia envolvida com a abertura de uma empresa é o que mais perturba e toma tempo dos novos empreendedores, então, organize-se e faça suas pesquisas para ter tudo sobre controle desde já!
Juntamente a esses procedimentos, é importante pensar no local, na visibilidade, no marketing, nos funcionários e no mercado. Não se esqueça da previsão financeira, cálculos dos gastos e previsão de faturamento para fugir de grandes prejuízos. Segundo dados da SEBRAE, os dois primeiros anos é o período de maior mortalidade das micro e pequenas empresas. Tenha capital de giro suficiente para garantir a saúde de seu negócio.
Conhecimento e experiência em gestão são certamente essenciais. Entretanto, de acordo com o que a especialista em marketing e atuante da área de negócios Filomena Garcia diz em uma coluna na sessão de economia do site UOL, ter dedicação, organização e atenção aos detalhes e outras características comportamentais “falarão tão ou mais alto que as características técnicas do negócio”.