COMO DESENVOLVER UM DIFERENCIAL COMPETITIVO PARA SUA EMPRESA

Quer começar a empreender com uma ideia original e não sabe por onde começar? Ou então já desenvolveu um produto e não sabe como fazer para destacá-lo frente ao mercado? A chave para o sucesso da sua empresa e fidelização dos seus clientes é o desenvolvimento do seu diferencial competitivo do seu serviço oferecido e/ou produto. Quais estratégias adotar para alcançar seu diferencial?

 

Primeiro, deve-se conhecer a empresa, até porque não podemos vender um serviço sem saber o que nós realmente fazemos. Mas, além disso, os aspectos mais importantes são: conhecer a empresa e poder ter definido o mercado em que ela está inserida, quais são os seus concorrentes, o que eles fazem, o que há de diferente no mercado, a pesquisa por novas ideias e o que há de existente, para então buscar um diferencial a longo prazo para o produto, de maneira que não possa ser copiado ou substituído.

Criar algo único é fundamental, mas o que é criar algo único?

Ser o propulsor de uma ideia é fundamental. Entretanto, de nada adianta desenvolver um diferencial que pode ser copiado em um curto intervalo de tempo. Deve-se calcular o período em que os concorrentes vão desenvolver o mesmo diferencial e estar preparado para aprimorá-lo. Além disso, o produto tem que ter apelo ao consumidor, ele deve buscar sanar as necessidades dos clientes e oferecer ainda mais.

Para tanto, se torna essencial a definição de clientes, o que eles fazem, o que gostam de fazer e, o principal, qual o valor agregado do seu serviço ou produto para eles. O “sentido” para que seu cliente compre seu serviço é qual o diferencial para ele, o que tem de mais valioso em seu produto que o faz adquirir o seu e não os outros produtos do mercado. Dessa forma, se o seu diferencial não atinge o seu cliente, ele não tem valor no mercado.

Existem diversos tipos de diferenciais que vão desde a localização da empresa, o preço e a qualidade que ela oferece comparado com as demais, até a relação que o produto tem com o consumidor. Essa ligação com ele se dá, inicialmente, pelo design da marca e logomarca do produto, ou seja, como o produto é apresentado para o consumidor. Além disso, o suporte dado a esse consumidor é fundamental para que ele se fidelize, para isso, deve se ter um apoio preparado a todo momento com funcionários sempre motivados.

Para finalizar tenha muito desenvolvido seu diferencial, sendo muito bem fundamentado (o que, o porque, o que ele muda a vida das pessoas). E por fim, PROPAGUE seu diferencial na sua própria empresa, seu time deve saber muito bem para uma venda seja mais efetiva, além disso, expanda a ideia para familiares, amigos para que todos possam ser atingidos pelo impacto do seu produto no mercado.

 

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