7 DICAS PARA VOCÊ QUE PROCURA IMPULSIONAR SUAS VENDAS!

O que passa por sua cabeça quando a necessidade de impulsionar suas vendas surge?

O que fazer para facilitar o alcance desse objetivo?

Acreditamos que é possível alavancar seus negócios de uma maneira mais concisa com o auxílio dessas 7 dicas infalíveis!

O que você irá encontrar nesse texto:

      • Faça um exercício mental com você e seus funcionários, caso os tenha, a fim de atribuir motivação e foco à toda a equipe.

      • Conheça o mercado em que você irá atuar ou, se já o conhece, estude-o melhor, entendendo as necessidades que ele carece e as possibilidades que ele oferece.

      • Planeje seu produto: crie, estude e entenda perfeitamente como ele funciona e como será importante no meio.

      • Crie diversidade: inove sempre que possível, fazendo com que a variedade de produtos e, consequentemente, o público aumentem.

      • Conheça seu cliente para entender suas preferências, como também estude-os melhor para aperfeiçoar a venda do produto.

      • Estabeleça metas e entenda a importância delas para seu empreendimento.

      • Hora de colocar a mão na massa: coloque seu planejamento e estudos feitos previamente em prática e colha os resultados.

 

1º - Faça um exercício mental com você e seus funcionários, caso os tenha, a fim de atribuir motivação e foco à toda a equipe.

Motivação e foco são características primordiais que devem ser semeadas em uma equipe determinada em fazer um bom trabalho. Essa afirmativa é aceita por nós quase que de maneira unânime, sendo que, no entanto, muitas vezes não é sabido a forma como instigar tais qualidades nos funcionários.​

Sabe-se que nosso país se encontra em um momento de dificuldades financeiras e que tal cenário muitas vezes é prejudicial para o comércio, fazendo com que membros desses estabelecimentos criem certa insatisfação com o que fazem.

 

Para que essa situação não seja vivenciada por seu negócio, faça com que o seu ambiente de trabalho proporcione notícias boas para o meio, deixando um pouco de lado as notícias ruins, como por exemplo a recessão nacional. A partir disso, utilize de épocas festivas, por exemplo, para criar um ambiente propício.​

O comércio nacional fez uma estimativa apontando que nesse último Carnaval houve um crescimento de 12% nas vendas, informação publicada em sites importante pela Web.​

Notícia perfeita para motivar e focar os colaboradores de um estabelecimento, já que, com um aumento significante nas vendas durante essa temporada, muitos funcionários se dedicaram mais ao trabalho almejando um bônus por vendas realizadas ao final do mês, por exemplo.

 

2º - Conheça o mercado em que você irá atuar ou, se já o conhece, estude-o melhor, entendendo as necessidades que ele carece e as possibilidades que ele oferece.

A inserção de um comércio em um certo mercado, como também a manutenção de um empreendimento em um cenário de constante transformação é uma tarefa difícil e requer muito estudo para ser feita de forma devida.​

A partir disso, entendemos que algumas técnicas já utilizadas por empresas consolidadas no mercado podem ser úteis e ajudar você a interpretar melhor o funcionamento da economia em determinado setor.​

Uma delas é o uso da Análise SWOT, também conhecida como matriz FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças), uma ferramenta que auxilia na interpretação de situações internas e externas de um estabelecimento.​

Outra técnica muito interessante para esse estudo é o uso de práticas como o BenchMarking. Ela consiste em estabelecer medidas para o melhor desempenho de um estabelecimento, por exemplo, analisando sua eficiência e podendo fazer comparações com o modo de gestão proposto por outros concorrentes no mercado, geralmente, comparando com os líderes.

 

Para utilizar tais ferramentas, é importante entender outros fatores que interferem no mercado em que se escolhe atuar, como:

      • Pesquisar quais serão os seus maiores concorrentes (checar se o mercado em que irá se inserir não está super saturado).

      • Estudar os horários de pico, quando o empreendimento realizará um número maior de vendas durante o dia, como também durante a semana.

      • O que seu negócio pode oferecer de melhor ou, até mesmo, de inovador para os clientes, a fim de fidelizá-los ao produto que é vendido.

      • Entender o público alvo do produto e, a partir disso, usar o Marketing devido para atingir o mesmo de maneira assertiva.

Um grande exemplo que podemos citar para comprovar tais práticas e entendimento de fatores é a entrada de uma nova empresa de energéticos no mercado brasileiro de bebidas.​

Carabao entrou nesse ramo aqui no Brasil exatamente na temporada de Carnaval, visto que nessa época é notório o aumento do consumo de bebidas desse tipo. Percebe-se que a empresa fez um estudo prévio do mercado em que inseriu-se e percebeu a necessidade, como também a possibilidade de se instalar em um novo território e impulsionar suas vendas.

3º - Planeje seu produto: crie, estude e entenda perfeitamente como ele funciona e como será importante no meio.

Na busca por um aumento do número de clientes satisfeitos, o empreendedor necessita planejar o seu produto, a fim de garantir uma experiência surpreendente, original e de qualidade ao público.​

Avalie, primeiramente, se você irá comercializar mercadorias de certa temporada festiva, como o Carnaval ou o Natal, ou se as mesmas poderão ser vendidas, de maneira satisfatória, durante o ano todo. Esse estudo tornará possível entender como será a caracterização do estabelecimento, criar uma identidade para ele.

 

Procure conhecer o comércio aos arredores, descobrindo o que está sendo vendido com êxito na área, além de poder diversificar o próprio estoque, com o objetivo de evitar estar oferecendo um serviço/produto semelhante ao do concorrente, sem o diferencial.​

Antes de começar de fato a comercialização de tal produto, é vantajoso conhecê-lo. Isso se aplica tanto ao funcionamento de aparelhos, quanto aos ingredientes de um alimento, por exemplo. O conhecimento prévio irá garantir ao consumidor confiança em relação ao produto e impulsionar as vendas, como também ascender as chances dos mesmos retornarem ao seu empreendimento.

 

4º - Crie diversidade: inove sempre que possível, fazendo com que a variedade de produtos e, consequentemente, o público aumentem.

Pessoas compartilham de opiniões distintas, assim como de gostos diferentes. Essa ideia se estende ao universo do comércio, já que cada cliente tem seu jeito próprio e sua preferência por determinado produto.​

Imagine um comerciante de sacolé que usufrui apenas de um único sabor para vender aos seus clientes: certamente ele estará fadado a atingir um público bem restrito, o público que gosta de sacolé de laranja, por exemplo.

​Agora, pense que certo dia ele tem a brilhante ideia de começar a produzir sacolés de sabores diferentes. É intuitivo, até mesmo óbvio, entender que a partir dessa inovação, dessa mudança de hábito, ele comece a atingir um público maior.

Esse exemplo do comerciante de sacolé, ainda que bobo, é muito interessante para ilustrar algumas estratégias que podem ser seguidas por vendedores que procuram impulsionar suas vendas.

​Variedade também auxilia na satisfação do cliente, visto que a partir do momento que ele se depara com um leque de oportunidades, será infinitamente mais fácil do mesmo encontrar aquilo que procura.

​Procure trabalhar com um estilo de produto específico, sendo importante a oferta de tipos diferentes desse mesmo produto, a fim de alcançar um público maior e mais satisfeito, sem perder o foco inicial de seu comércio.

 

5º - Conheça seu cliente para entender suas preferências, como também estude-os melhor para aperfeiçoar a venda do produto.

Grandes marcas no mercado de alimentos, como Burger King e Subway, utilizam de técnicas como pesquisas de mercado para conhecer melhor os seus clientes, a fim de entender as suas opiniões acerca da qualidade do comércio em questão. Essa estratégia tem como objetivo inovar a mercadoria, atendendo o gosto do público e melhorar a administração.​

É interessante o uso do plano virtual, caso o tenha, para a criação de enquetes direcionadas aos consumidores com perguntas simples para que eles possam responder com suas preferências. Caso não detenha de tal ferramenta, é possível a realização dessas perguntas de maneira presencial, como, por exemplo, no final da compra do cliente, sempre perguntando se o mesmo está disposto a participar.

 

As recompensas para o cliente após a realização de tais enquetes podem garantir que um número maior de pessoas a realizem. Um modo de oferecer tais recompensas pode ser feito por meio de descontos ou vales. O uso de tal estratégia de recompensas evitará que as pesquisas tornam-se práticas chatas e entediantes.​

Outra forma de por em prática esse método de conhecimento de público é contratar empresas especializadas em Pesquisa de Mercado, um serviço extremamente interessante para impulsionar as vendas de um comércio.​

Perguntas relacionadas ao perfil do cliente, como o sexo e a idade, são necessárias para entender qual é o público alvo com o qual você está lidando, o famoso termo chamado Buyer Persona. Perguntar sobre o nível de satisfação com relação ao atendimento dos funcionários, limpeza do local, variedade dos produtos, também podem ser perguntas úteis a serem feitas.

 

    •  
6º - Estabeleça metas e entenda a importância delas para seu empreendimento.

Estabelecer metas é de suma importância para aqueles que procuram impulsionar suas vendas. Percebe-se que o ato de impulsionar vendas já se caracteriza, de certa forma, como uma meta a ser alcançada.​

Metas são traçadas com a finalidade de garantir o sucesso do empreendimento, empresa, que se diz respeito. Sem tal planejamento, é quase que inevitável decretar falência, de modo geral, esse negócio seria engolido pela concorrência.

 

Entende-se que as melhores metas traçadas são aquelas que instigam o colaborador, o empregado, a se sentir motivado para dar seu melhor em prol do estabelecimento. Metas com objetivos extraordinários são muito perigosas de serem compartilhadas com os funcionários, já que podem ter efeito contrário, fazendo com que haja desmotivação das equipes por se sentirem incapazes.​

É necessário que o dono do estabelecimento conheça sua equipe para planejar metas que sejam compatíveis com o comportamento dela. Esse conhecimento de equipe é gratificante, até mesmo, para entender o que os funcionários precisam aprimorar para atingir as metas desejadas, muitas vezes oferecer a ela capacitações é um meio interessante de sanar as dificuldades.

 

7º - Hora de colocar a mão na massa: coloque seu planejamento e estudos feitos previamente em prática e colha os resultados.

Após dias de intensas mudanças, comprometimento, pesquisas, é chegada a hora de colocar todo o aprendizado em prática. Aposto que a ansiedade de ver tudo funcionando como o planejado será enorme!​

Uma boa forma de analisar as mudanças no seu estabelecimento a partir das implementações é o uso de uma planilha detalhada com os índices, dados estatísticos, caracterizando o cenário atual do negócio. Analisar por meio dessa planilha questões como lucratividade, visitas de clientes, credibilidade do local, a fim de garantir uma melhora progressiva.

 

Com o uso dessa planilha, será possível entender as iniciativas que deram certo e as que não surtiram efeito. Esse simples ato ajudará a destacar os pontos que precisam ser melhorados pelo empreendimento, afinal, é necessário constante aprimoramento para um negócio se manter competitivo no mercado atual.​

É esperado, portanto, que essa leitura tenha ajudado e que possa impulsionar as vendas de seu comércio. Mínimos detalhes fazem toda diferença no processo de encantamento de clientes!​

Em busca de mais informações sobre o mundo do empreendimento? Continue navegando pelo nosso Blog! Temos outros textos interessantes como esse prontos para ajudá-los a fazer seu negócio voar!

 

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