6 DICAS PARA MANDAR BEM EM ENTREVISTAS E SIMULAÇÕES

Você está inscrito em um processo seletivo e, após passar pela dinâmica de grupo, chegou a hora da entrevista e da simulação. E agora?!​

Não precisa se preocupar! Viemos salvar sua vida!​

Trouxemos algumas dicas para você se sair muito bem na fase de entrevista e simulação de um processo seletivo.​

Mas, primeiramente, como funciona essa fase?​

Bem, na entrevista você tem que responder algumas perguntas estratégicas que farão o avaliador te conhecer um pouco melhor. Já a simulação, o nome é auto explicativo. Nesta etapa, geralmente, ocorre uma simulação em que você é um funcionário da empresa e tem que resolver algum problema. Eles podem definir você com um cargo específico (diretor, presidente, assessor…) ou podem deixar livre para você improvisar.​

Bem, já explicamos demais. Vamos ao que interessa. Fique ligado nessas dicas que podem dar uma ajudinha:

 

​ Seja pontual ​ ​

A pontualidade é fundamental dentro de uma empresa. Ela passa a imagem de uma pessoa que tem responsabilidade e assume não atrasa compromissos. Além disso, é possível que você tenha que passar por diversas reuniões enquanto estiver á dentro, e é de suma importância ser pontual nessas ocasiões.

 

Mostre que está interessado pela vaga que está concorrendo

Se você realmente quer aquela vaga, mostre o porquê está ali. Mostre que você é quem eles precisam. Deixe claro seus diferenciais e o que agregaria à empresa. Só tenha cuidado para não soar prepotente!

 

Seja objetivo e claro nas respostas

Quando te fizerem perguntas, não enrole. Seja objetivo e claro. Se você falar demais, vai acabar chegando à lugar nenhum e gastando tempo do avaliador. Uma empresa valoriza pessoas que sabem se expressar de forma simples e saiba expressar opiniões no momento certo.

 

Saiba falar sobre seus defeitos e suas qualidades

Muitas pessoas chegam em entrevistas se enaltecendo sem parar. Primeiro, não deixe de falar suas qualidades, mas seja claro em relação a isso e enumere as principais. Também saiba falar sobre seus defeitos, pois uma pessoa que não sabe falar sobre eles, não sabe onde precisa melhorar. Quando essa resposta vem, é nítido que o candidato se conhece muito bem, o que é muito positivo para uma entrevista, mas não esqueça de falar o que está fazendo para melhorar os seus defeitos!

 

Seja flexível

Na simulação, é provável que você passe por uma situação de negociação. E o que é mais importante numa negociação? Jogo de cintura! Não se apegue muito ao “não” e ao “sim”, mas tente entender o seu “cliente” e trabalhe dentro de uma margem de negociação.

 

Conheça a empresa ​

Na entrevista, é possível que te perguntem sobre os departamentos e a vivência dentro da empresa. É importante compreender os valores da instituição da qual quer fazer parte.​

Na simulação, você atuará como um membro já efetivado. Logo, é necessário que você saiba minimamente como as coisas funcionam e os princípios que regem a cultura da empresa.​

Já tínhamos comentado a importância de saber sobre a empresa qual está planejando entrar quando falamos sobre dinâmica de grupo. Você pode perceber que este item é possivelmente um dos mais importantes, já que é essencial em todas as fases de um processo seletivo.

 

RELACIONADOS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mandar no WhatsApp
Dúvidas? Entre em contato conosco!