
Porque o Diesel S10 está substituindo o S500?
POR QUE O DIESEL S10 ESTÁ SUBSTITUINDO O S500? Nos últimos anos, o setor de transporte e logística no Brasil passou por uma mudança importante:
Com a necessidade de reduzir emissões poluentes e aumentar a eficiência, o mercado vem priorizando combustíveis mais limpos e compatíveis com tecnologias modernas. O diesel S10, com seu teor muito mais baixo de enxofre, tornou-se o protagonista dessa mudança, atendendo tanto a regulamentações nacionais quanto a padrões internacionais de qualidade.
O diesel S10 contém apenas 10 ppm (partes por milhão) de enxofre, enquanto o S500 permite níveis de até 500 ppm. Isso representa 50 vezes menos enxofre no combustível.Essa mudança traz consequências positivas:
– Menor poluição atmosférica: redução na emissão de óxidos de enxofre (SOx), principais causadores de chuvas ácidas.
– Compatibilidade com tecnologias modernas: veículos novos já saem de fábrica com sistemas avançados de tratamento de gases, como filtros de partículas (DPF) e catalisadores SCR, que só funcionam adequadamente com baixo teor de enxofre.
A mudança está diretamente ligada ao Proconve (Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores), que estabelece limites progressivos de emissão para motores a diesel no Brasil.
Impactos positivos:
* Menor emissão de poluentes nocivos à saúde.
* Melhora da qualidade do ar em grandes cidades.
* Contribuição para compromissos internacionais de redução de gases tóxicos e de efeito estufa.
Motores movidos a diesel S10 apresentam vantagens claras em relação à manutenção e eficiência:
– Menor desgaste dos componentes internos, já que o enxofre em excesso causa corrosão.
– Menos entupimento de filtros e injetores.
– Maior eficiência energética, pois a queima do combustível é mais limpa.
O uso do S10 trouxe impactos positivos não só para os motores, mas também para a saúde e o meio ambiente:
– Redução significativa de material particulado (fuligem).
– Diminuição de fumos tóxicos expelidos no escapamento.
– Qualidade do ar mais limpa em locais com grande tráfego de ônibus e caminhões.
A substituição do S500 pelo S10 foi gradual:
* Em 2013, tornou-se obrigatório em veículos novos.
* Após isso, foi se espalhando para postos de combustíveis em todo o país.
* Hoje, o S10 é praticamente padrão nas cidades, com o S500 restrito a áreas mais remotas.
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