7 Livros Que Te Ajudarão Na Sua Formação Profissional
7 LIVROS QUE TE AJUDARÃO NA SUA FORMAÇÃO PROFISSIONAL No dia 23 de abril comemoramos o Dia Mundial do Livro. Por isso, nada melhor do
Ter um diploma é importante, mas não é o suficiente para entrar no mercado de trabalho, você precisa ter algo a mais. Algo a mais que o candidato que está do seu lado na hora de uma dinâmica de grupo da empresa X.
O termo competências com um significado além de apenas capacidade é antigo, mas recentemente vem ganhando força no meio empresarial e acadêmico, como no ENEM. Mas o que são essas competências?
As competências representam uma forma de compreender as “capacidades humanas e os processos do seu desenvolvimento”.
Umas das formas mais básicas de separar as competências é a partir da classificação em técnicas ou em comportamentais.
As chamadas competências técnicas são as especificações que você tem, em termos de formação educacional e carreira profissional.
São elas:
Também se encaixam em competências técnicas cursos de línguas estrangeiras. Tem se tornado cada vez mais importante saber outros idiomas, além do nativo.
Dominar as ferramentas que serão necessárias no desenvolvimento pleno das suas atividades no cargo são, também, competências técnicas. Tais como matrizes de análises e métodos de gerenciamento de processos, que você pode conferir um pouco mais aqui.
Um outro diferencial é estar familiarizado com ferramentas digitais. Por exemplo, saber usar o Excel de forma efetiva é um diferencial, mas saber usar o VBA para aprimorar suas planilhas é um salto ainda maior.
Nós, inseridos no mundo acadêmico como estudantes graduandos da UFF, temos como adquirir esses conhecimentos técnicos através:
e em várias outras oportunidades.
Na própria faculdade entramos em contato com diversos softwares, por exemplo:
Mas já passou o tempo em que ter os conhecimentos técnicos necessários era suficiente, assim como ficou no passado o momento que o Inglês era o grande diferencial. Agora, as empresas buscam outros diferenciais, as chamadas competências comportamentais.
As competências comportamentais são as inerentes à própria pessoa, atreladas à sua personalidade. Mas também são características adquiridas e treinadas. É o seu conjunto de características que formam sua personalidade.
As competências comportamentais podem ser divididas em: intelectuais, comunicativas, sociais, comportamentais e organizacionais.
E dentro desses nichos de competências comportamentais estão suas principais características.
Algumas características são mais valorizadas por uma empresa, enquanto outras são por outras organizações. Mas existem algumas que são recorrentes na lista das mais valorizadas de diferentes instituições.
Vamos ver, o que são cada um desses tipos de competências comportamentais, e algumas das principais características.
Intelectuais: são as relacionadas à resolução de problemas, de forma rápida e eficiente, e também à gestão de conhecimento.
capacidade analítica e estratégica;
senso de urgência: ser capaz de identificar, nos momentos que tudo parece urgente, o que é de fato urgente. Sendo assim, capaz de direcionar o foco;
agilidade para tomada de decisões.
São as principais características que auxiliam na resolução de problemas complexos, competência muito avaliada por diversas empresas.
Comunicativas: relacionadas à forma como você se expressa perante todos os com quem se envolve, desde equipe até clientes.
comunicação com subordinados, equipe, chefes, clientes, fornecedores, apoiadores, entre outros;
negociação: a arte da comunicação na sua maior sagacidade e sutileza;
marketing pessoal: sua capacidade de vender seu peixe, lembrando que menos, muitas vezes é mais.
Sociais: dizem respeito ao seu relacionamento com as pessoas com quem convive:
bom humor: um ambiente de trabalho descontraído, sem deixar de lado a seriedade, é importante para manter um ritmo constante de trabalho;
trabalho em equipe: ao entrar em uma empresa você não está sozinho, há diversas pessoas ao seu redor, como por exemplo, uma equipe. É necessário saber trabalhar com outras pessoas de forma eficaz;
relacionamento dentro da empresa.
de Comportamento: relacionam-se com a forma como você se porta dentro da empresa e com a imagem que passa:
ética e moral;
capacidade de se reinventar: o mercado de trabalho, e a conjuntura econômica está em constante mudança, o que requer do profissional uma capacidade de mudança enorme;
busca por aperfeiçoamento;
resiliência, adaptabilidade e flexibilidade: ser capaz de superar os desafios;
espírito empreendedor e visão de dono: ser capaz de ver nas mudanças, e inclusive nos momentos de dificuldade, as oportunidades, requer também criatividade;
protagonismo: compreender o que é o protagonismo pode ser um pouco traiçoeiro. O protagonismo é a habilidade de não se contentar com o jeito como as coisas estão, não esperar apenas que outros pensem em soluções e resolvam problemas. Coloque-se também no papel de solucionador e não tenha medo de procurar e propor respostas. Mas não confunda com “ignorar” a equipe e trabalhar individualmente.
Organizacionais: é a competência relacionada com sua capacidade de organizar equipes, e processos, mas também de situar-se perante as conjunturas sócio-econômicas e políticas do momento que estiver vivendo.
foco no resultado;
liderança;
gerenciamento de tempo e recursos: quanto melhor você gerencia seu tempo, mais tempo você tem;
visão sistêmica: ter uma visão geral de todo o processo facilita a gestão de equipes e de pessoas envolvidas nos procedimentos e projetos.
Não devemos focar apenas nas competências comportamentais, tampouco apenas nas técnicas. O nosso objetivo para nos adequarmos ao mercado é agregarmos o máximo de competências que pudermos, técnicas e comportamentais.
Nós vimos como adquirimos as competências técnicas, na faculdade por exemplo, mas e como podemos desenvolver as nossas competências comportamentais?
A base para nos desenvolvermos é nos conhecermos. Por isso é fundamental que você desenvolva a capacidade de se avaliar.
Mas você não precisa fazer isso sozinho. Você pode contar com toda uma equipe disposta a te ajudar. As Empresas Juniores são ótimos meios de você ter o primeiro contato com o mercado de trabalho, com as expectativas e deveres de um posto.
Ao fazer parte de uma Empresa Júnior você tem a oportunidade de gerenciar projetos, conquistando uma maturidade profissional, além de experiência em gerenciamento de tempo, recursos e pessoas.
É um momento onde você estará desenvolvendo e crescendo ao máximo em relação às suas capacidades de comunicação e negociação, pois você estará entrando em contato com clientes, parceiros, patrocinadores, professores e outras pessoas. Além disso você estará aumentando sua rede de contatos com profissionais, empresas, professores da sua universidade além de toda uma rede de juniores e pós-juniores.
Você sai da sua zona de conforto e é obrigado a pensar fora da caixinha, adquirindo um pensamento analítico e se vendo confrontado o tempo todo por desafios cada vez maiores, que somente te fazem crescer. Você se vê dentro de uma empresa, começa a ganhar visão de mercado e desenvolver um espírito empreendedor.
Você ainda tem a oportunidade de coaching, potencializando ainda mais seu crescimento como profissional e como pessoa.
As oportunidades que uma Empresa Júnior oferece não estão somente no espectro das competências comportamentais. Dentro de uma Empresa Júnior, você tem a oportunidade de desenvolver as competências técnicas enquanto participa dos projetos, e também através de treinamentos e workshops.
Mas essas oportunidades não são restritas aos membros. A P&Q organiza anualmente a Semana P&Q que conta com diversas palestras, workshops e minicursos para todos os gostos. Confira a programação AQUI. E inscreva-se AQUI.
Fazer parte do Movimento Empresa Júnior (MEJ) possibilita um desenvolvimento diferenciado, além do que uma vivência acadêmica pura pode oferecer. Inscreva-se no Processo Seletivo ENGRENA P&Q. E não esqueça de conferir o Edital. As inscrições vão até dia 16 de junho! Fique ligado!!
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