7 Livros Que Te Ajudarão Na Sua Formação Profissional
7 LIVROS QUE TE AJUDARÃO NA SUA FORMAÇÃO PROFISSIONAL No dia 23 de abril comemoramos o Dia Mundial do Livro. Por isso, nada melhor do
As atividades complementares são atividades extras obrigatórias à formação dos alunos nos cursos de graduação. Essas atividades, determinadas pelo Conselho Nacional de Educação da Câmara Superior de Educação, têm como objetivo ampliar os horizontes dos alunos fazendo tê-los experiências com a realidade do curso e também iniciação em pesquisa e ensino. Esses trabalhos extras, por vezes realizados fora da faculdade, podem ser:
Conforme os períodos passam na faculdade, é comum os estudantes ficarem preocupados em como preencher o número de horas de atividades complementares requisitadas pelo seu curso. Essa preocupação acompanha também uma dúvida, pois estes por vezes não se identificam com algumas atividades que a eles são apresentadas, seja por gosto pessoal ou por não alinhar-se a seus objetivos profissionais.
Dessa forma, é importante conhecer-se e identificar suas metas e gostos, alinhando-os com as inúmeras propostas oferecidas seja pela faculdade ou fora dela. Para facilitar a escolha das atividades complementares, pode-se dividi-las em 3 tipos principais: atividades para magistério, atividades para carreira de pesquisa e desenvolvimento científico, e atividades para empreendedorismo.
Para aqueles que desejam seguir a carreira de magistério, é interessante optar por monitorias, participação em projetos de ensino e cursos extras que, de alguma forma, contribuam para a formação de um lecionador. Já para os que pretendem seguir a área de pesquisa e desenvolvimento científico, é ideal a confecção de trabalhos e artigos científicos, iniciações científicas e cursos especializados para garantir suas horas complementares e ainda ampliar seu conhecimento.
Já para os que desejam uma experiência mais parecida com o trabalho em empresas e corporações, o estágio não-obrigatório (que não substitui o obrigatório) e a empresa júnior são grandes opções para se desenvolver traços como liderança, trabalho em equipe e espírito empreendedor. A aqueles que não possuem um objetivo profissional alinhado ou estão indecisos, é válido começar por atividades mais simples como palestras e workshops, que inclusive o ajudarão a descobrir-se no meio acadêmico.
Empresa Júnior é uma empresa sem fins lucrativos, formada exclusivamente por alunos do ensino superior ou técnico, regulamentada pela lei 13.267/16. Seus principais objetivos são desenvolver seus membros, oferecer serviços de qualidade e impactar a sociedade. Essas organizações atuam em geral na prestação de serviços de consultoria, através de uma sinergia interna da empresa e de orientação de professores altamente qualificados.
As empresas juniores (ou simplesmente EJs) surgiram em 1967 em Paris, na França, quando alunos da ESSEC – L’École Supérieure des Sciences Economiques et Commerciales, em Paris, sentiram a necessidade de conhecer seu futuro mercado de trabalho e as ferramentas de atuação no mesmo. Desde então, esse movimento espalhou-se pelo mundo e chegou ao Brasil em 1980. Hoje, existem mais de 700 empresas juniores no país e mais de 22.000 empresários juniores.
Os alunos da faculdade, geralmente presos à rotina de aulas, possuem através da EJ a chance de desenvolver competências pessoais e profissionais. Isto pode ser feito de diversas formas, seja liderando equipes, executando projetos ou desenvolvendo-se tecnicamente. Dentro da empresa, você pode desenvolver inteligência emocional e estratégica, além de aprender como funciona na prática a execução e o planejamento de projetos e o dia-a-dia de um negócio. Com esse aprendizado, fica muito mais fácil ser um empreendedor capaz de impactar e transformar a sociedade.
As EJs estão inseridas no terceiro setor da economia, por não possuírem fins lucrativos e por pertencerem ao setor privado. Por conta de não ter como finalidade a obtenção de lucro, as empresas juniores são capazes de oferecer serviços a um custo abaixo do mercado, tendo geralmente como clientes as micro e pequenas empresas que necessitam de serviços a preços baixos.
As EJs, além de desenvolverem o empreendedorismo nas regiões em que se inserem, possuem uma grande contribuição no desenvolvimento empresarial e econômico do país, principalmente dos jovens. O resultado excelente dos serviços vem do acompanhamento e orientação de um professor da respectiva área do conhecimento, e é por isso que as EJs tem sido cada vez mais procuradas hoje em dia.
A Brasil Júnior, criada em 2003, é a confederação brasileira de empresas juniores. A partir dela, obteve-se a união das EJs de todo o país, de forma a unificar regras, estabelecer diretrizes a serem seguidas pelas federações estaduais e criar um movimento de união e de fluxo intenso de conhecimento.
Agora que você conhece um pouco mais sobre atividades complementares e empresas juniores, que tal se juntar a essa causa? Para saber mais sobre atividades complementares e empresas juniores, dê uma olhada nos seguintes textos:
Empresas Juniores – Universidade Federal Fluminense
Conheça o MEJ – Brasil Júnior
RELACIONADOS:
7 LIVROS QUE TE AJUDARÃO NA SUA FORMAÇÃO PROFISSIONAL No dia 23 de abril comemoramos o Dia Mundial do Livro. Por isso, nada melhor do
POR QUE OPTAR POR UMA EMPRESA JÚNIOR? Empresa Júnior é uma empresa sem fins lucrativos, que tem como objetivos desenvolver seus membros e impactar a