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Como Crescer em Uma Empresa: Organograma e Plano de Carreira

O princípio de todas as relações numa empresa está em seu organograma. Entenda como as companhias estão organizadas e defina seu plano de carreira!

Frequentemente quando lemos matérias ou reportagens sobre alguma grande empresa do mercado mundial pensamos: Quais são seus métodos de gerenciamento? Como uma organização desse porte e com tantas personalidades diferentes pode manter-se estruturada e focada em um objetivo comum? O que faz tal empresa ter destaque e sucesso no seu ramo por tanto tempo?

Bem, o princípio de toda essa relação entre empresa e funcionários está na estruturação do organograma empresarial, seguido da capacidade de seus profissionais e das metas e desejos que estes colocam nas suas carreiras para satisfação pessoal e profissional.

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O Começo de Tudo

Ao iniciar o processo de estruturação de uma empresa, o ponto principal para que haja prosperidade no futuro é que ela possua uma boa organização interna. Com a finalidade da comunicação ser eficiente e rápida é necessário ter como base um organograma, pois será ele quem irá moldar toda a infraestrutura da parte administrativa da instituição. Pelo fato de a estrutura ser baseada na missão e nos valores da empresa, cada organograma é específico e único, porém sempre com um dos modelos servindo como base.

A Estrutura

Como já dito antes, há vários modelos de organogramas para serem usados, mas tem um modelo geral que prevalece nas grandes corporações mundialmente: o modelo tradicional. Composto por uma estrutura vertical e tendo um modelo funcional, essa forma de estruturação é a que mais agrada os altos cargos pela sua simplicidade, rigidez e previsibilidade.

Por ter uma estrutura vertical, quanto mais acima e maior a representação do cargo, maior será a responsabilidade de gerência de quem ocupa tal posição e, também, maior será o número de subordinados à sua pessoa. O poder de decisão é centralizado na cúpula (parte superior e limitada do organograma) e as atividades dos funcionários são pré-determinadas e sem muita alternância.

Aliada a essa estrutura vertical, tem-se o modelo funcional. Tal modelo divide a empresa em departamentos de forma clássica, por exemplo, setor de RH (Recursos Humanos), de Marketing, Financeiro, entre muitos outros necessários para um bom rendimento no geral.

Uma consequência dessa forma de estruturação apresentada é a praticidade da comunicação interna, algo muito importante para a boa produtividade e satisfação dos funcionários. Assim estruturada, a mensagem não passará por mais de 3 níveis de hierarquia até chegar à diretoria ou a níveis mais baixos. Isso faz com que não haja deturpação da mensagem original, o que afeta não só as atitudes a serem tomadas, em caso de uma ordem da diretoria, como o ambiente em si, em caso de um pedido de um determinado setor à presidência.

Com as medidas tomadas pela estrutura vertical para maior praticidade das ordens dadas de cima para baixo, há uma dificuldade de ser realizadas mudanças de baixo para cima. Por conta dos níveis a serem seguidos de burocracia, caso alguns dos participantes dos níveis baixos queiram propor mudanças, a dificuldade instaurada torna trabalhoso melhorar práticas, muitas vezes, vistas no dia a dia do funcionário.

Como Fazer Acontecer

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Após ter todo o esqueleto da instituição montado, atitudes são fundamentais para que tudo se interligue e seja executado como planejado. Um dos pontos essenciais é a contratação de bons profissionais. Após a década de 1980 com a adoção do Toyotismo pelas grandes empresas, a qualidade dos produtos tornou-se algo de grande importância. Conhecer o mercado e saber do que ele necessita faz com que os custos sejam extremamente direcionados e menores possíveis, sobrando assim, receita para os outros custos primordiais.

Outro fator indispensável é a capacitação de seus funcionários de uma forma geral. A produtividade só fica em um crescente constante se os mesmos estão engajados e satisfeitos com o ambiente empresarial. Treiná-los em diversas áreas fazem com que tenham uma visão global e, caso queiram trocar de departamentos, saberão como agir no novo setor sem comprometer o rendimento da empresa.

Tendo uma instituição dividida da forma como explicitado acima, infere-se que as atividades serão repetitivas, altamente especializadas em seus setores e os funcionários terão um plano de carreira já pré-determinado caso queiram almejar algo maior dentro da empresa com o passar do tempo.

O Preparo

Para melhor conciliar os objetivos do empregado e das empresas temos os planos de carreiras que são utilizados para direcionar o funcionário onde ele deseja estar nos próximos anos. Com isso, competências que serão aprimoradas nos funcionários serão fornecidas por meio de treinamentos financiados pela empresa.

De início, temos dois tipos de planos de carreira: aquele que a própria pessoa estipula para seu futuro e o que a empresa pré-determina para seu funcionário, fazendo com que o mesmo atenda determinadas expectativas.

Em uma época que a geração quer uma carreira em Y, onde uma maior flexibilidade na vida pessoal e profissional seja alcançada, o plano de carreira que vem direto da empresa é cada vez menos utilizado. Em contrapartida, o funcionário, hoje, planeja cada vez mais onde quer estar nos próximos anos.

Metas de um Plano

A vontade de prosperar e ter sucesso na vida pessoal e profissional não é algo somente de alguns, mas sim da maioria. É pensando nisso que as empresas desenvolvem planos de carreiras para seus funcionários tendo em vista vários motivos.

Alguns deles são para manter todos engajados e com esperanças de ascender profissionalmente, o que torna o ambiente de trabalho satisfatório e, consequentemente, mais produtivo; capacitar e desenvolver membros para que não haja estagnação; e estabelecer metas pessoais e departamentais com intuito alavancar a empresa e as carreiras de seus funcionários.

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Esse tipo de plano de carreira é único para cada empresa e feito de forma generalista. Por ser baseado nos valores e na missão da instituição, não há uma especificidade para cada membro, o que pode fazer alguns funcionários não se adaptarem ou concordarem com tal plano, mesmo após passarem pela entrevista de emprego. Por esse motivo é muito importante esclarecer o máximo possível para o entrevistador para que não haja má interpretação sobre sua pessoa ou de suas metas pessoais.

Porém, a individualidade que o mercado de hoje proporciona, provoca a vontade de estabelecermos nossas próprias metas e obsessões. É por esse simples fato que muitos funcionários pedem demissão e ingressam em outras empresas, tendo em vista que nessas poderão colocar em prática o plano que montaram para suas carreiras. Esse sentimento de uma certa liberdade tem um grande peso para as escolhas dos bons profissionais ultimamente e onde eles atuarão.

Projetando seu Futuro

Para quem almeja ser um profissional reconhecido em sua área de atuação e satisfeito com a vida pessoal, traçar metas e estabelecer objetivos é algo essencial.

A competição natural existente no mercado de trabalho quase que obriga os profissionais a projetarem um futuro a curto, médio e longo prazo. Isso faz criar mais de um cenário projetado, em diferentes intervalos de tempo, e que, no final, irão se complementar para juntos formarem o ápice de sua carreira.

Questionamentos são de fundamental importância para montar o plano de carreira, pois somente respondendo-os é que saberá se o plano criado é possível de ser executado ou não e, também, se encaixa na realidade de vida da pessoa.

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Com tudo em mãos e com determinação e foco, traça-se um plano de carreira que será iniciado logo na entrevista de emprego. Explicitar tudo o que tem a dizer e explicar minuciosamente todas as vontades fazem muita diferença no recrutamento. Saber como comportar-se durante a conversação pode ser determinante na permanência de um funcionário dentro da empresa. Saber o básico de um funcionamento empresarial, como comportar-se diante situações diversas, podem ser aprendidos no ambiente universitário.

Muitos membros do setor de RH de grandes empresas quando palestram, dizem que a vivência em Empresas Juniores, como a P&Q Engenharia Jr, é algo que facilita e favorece muito o recrutamento de novos funcionários. Por já saberem como uma empresa opera, o organograma básico e noções de vivência empresarial, faz com que o recrutamento desse perfil de estagiário seja muito mais fácil e menos trabalhoso, economizando tempo e custos durante a Fase Trainee. E como o ditado diz: “Tempo é dinheiro”, ainda mais nos dias de hoje.

Como já dito anteriormente, a comunicação de uma forma geral é fundamental. Quantos mais contatos uma pessoa tem, maiores são as chances de a mesma ser bem-sucedida. Se aliado a um plano de carreira bem montado a pessoa tiver uma grande quantidade de contatos e souber comunicar-se bem, certamente ela irá arranjar um bom emprego no futuro. Isso, claro, se ela for aplicada, determinada e qualificada para tal.

O profissional do futuro, que se forma hoje, não procura mais a segurança de uma multinacional, mas a realização pessoal que está nos riscos tomados. Portanto é imprescindível que desde o início da procura do emprego o plano pessoal já esteja sendo preparado. O preparo especulado para os profissionais de 2020 fogem da maneira usual, o próximo estágio é alavancar habilidades e competências que a inteligência artificial não seja capaz de realizar. Neste artigo, as competências mostradas são de maneiras muito mais humanas e criativas diferenciando-se do antigo profissional técnico e especializado.

Para Saber Mais

Depois de tanta informação, respire e relaxe. Agora, gostou do texto? Lembre-se que na situação que o país se encontra no momento, muitos tentam ingressar num estágio de qualidade, porém poucos possuem diferencial para conquistar a vaga (se você é universitário e conhece estudantes do 8º período em diante, saberá o que estou dizendo).

Para ampliar ainda mais seu conhecimento, clique e leia mais sobre 3 métodos essenciais para Gestão Empresarial e de Projetos.

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