dimensionamento de bombas

Benefícios do Dimensionamento de Bomba Correto

Desde o principio da humanidade uma das dificuldades dos seres humanos era o transporte de fluidos para um determinado local. Mas o que isso tem de tão grandioso?

Localizado na Europa Ocidental, o Reino dos países baixos, popularmente conhecido como Holanda, é a evidência de que uma correta aplicação de bombas pode ser responsável pela construção de um país.

Por possuir cerca de um quarto de seu território abaixo do nível do mar, a Holanda sofreu no passado com as revoltas naturais marítimas, que faziam com que a água adentrasse em seu território e transformasse áreas habitáveis em terrenos encharcados.

Entretanto, a partir do século XI, com o aumento das atividades comerciais, fez-se necessário a expansão da área para cultivo e uso humano. Sendo assim, iniciou-se o processo de desenvolvimento de tecnologia para que, além de ampliar o território para cultivo dos Países Baixos, aumentasse a produção e melhorasse a qualidade de vida.

Utilizando-se de um complexo e bem planejado sistema de bombeamento, associado a diques e canais, o Reino dos Países Baixos iniciou o processo de criação de terras planas e férteis, hoje conhecidas como Pôlderes.

O sistema de bombas hidráulicas acopladas a um moinho de vento fazia com que toda a água que chegava a base do moinho, através do eixo central, subisse por meio de um parafuso de Arquimedes, girado pela energia eólica produzida pelo moinho. Dessa forma era possível transferir líquidos de dois pontos com elevações distintas, possibilitando a drenagem da região.

Outras tecnologias mais específicas foram criadas para que atendessem exatamente a necessidade de alguns lugares onde a situação dos alagamentos era critica, como na Frísia.

Construída na Frísia em 1920 a Estação de Bombagem a Vapor de D.F. Wouda tinha o intuito de bombear o excesso de água da região. Esta consegue bombear 4.000 metros cúbicos por minuto, ou seja 6 milhões de metros cúbicos por dia. Com o contínuo desenvolvimento dos sistemas de bombeando das pequenas estações e o aumento do número de aterros, a carga de trabalho da estação diminuiu, e passou a ser utilizada apenas uma vez por ano, no momento de grandes cheias. Devido a sua importância a mesma é considerada Patrimônio da Humanidade, segundo a UNESCO, desde 1998.

O dimensionamento adequado de bombas foi marcante para a sobrevivência do povo holandês e até hoje funciona como base de sustento para o país, tendo ele proporcionado não só a expansão das cidades, mas também da agricultura, indispensável para o crescimento do mesmo .

Hoje, a Holanda é considerada exemplo na prevenção de enchentes. Sua técnica rebuscada e séculos de experiência trouxeram-lhe projetos de engenharia em alguns pontos do Estados Unidos, para a proteção dos cidadãos em caso de grandes tempestades.

A importância do dimensionamento de bombas de forma correta, ganhou ênfase com a Holanda, dessa forma, hoje, é evidenciada em indústrias, onde é essencial que o transporte de fluidos aconteça sem imprevistos, para que não acarrete em queda na produção e aumento de prejuízos com a compra de outras bombas. Para isso, é necessário a presença de profissionais que façam todos os cálculos pontuais de dimensionamento a fim de não cometer o erro de comprar bombas erradas.

Portanto, podemos observar que, seja no desenvolvimento de um país, ou na construção de um sistema de bombeamento de água caseiro, a seleção da bomba adequada é essencial para que cada sistema específico funcione de maneira eficiente e supra todas as necessidades com o menor gasto possível, levando a um lucro incontestável.

ASSINE A NOSSA NEWSLETTER!

Receba nossos conteúdos exclusivos no seu email!

Related posts:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *