mercado de trabalho

Não, Você Não Precisa Começar a Trabalhar aos 12 Anos!

Com toda essa crise rolando, a galera anda bem desesperada para conseguir estágio/emprego. E ainda existe aquela velha história de “empresa-quer-gente-com-experiência”, mas precisa-se de um emprego para conseguir a tal experiência. E agora? Como fugir disso?

Fique calmo, você não vai precisar começar a trabalhar com 12 anos para ter 10 anos de experiência aos 22 (essa é a lógica, não é mesmo?). Neste texto, citaremos algumas habilidades essenciais para que você, estudante de engenharia, consiga sua vaga no mercado de trabalho. Estas habilidades serão seus diferenciais. fazendo com que você tenha vantagem sobre seus demais concorrentes. Aqui estão algumas delas:

Visão crítica e interdisciplinar


mercado de trabalho

Não espere um príncipe encantado para acordar para a vida! Ter uma visão crítica te ajuda a saber ver, escolher, opinar, agir, interferir, ser, ter, recomendar. É importante caso você não queira permanecer desacordado para as coisas que acontecem ao seu redor.

Ter capacidade oral e escrita bem desenvolvida

Ter uma boa habilidade comunicativa é essencial para qualquer profissional. Há pessoas com uma grande bagagem que não conseguem passar para uma posição de gerência por absoluta falta de comunicação.

Já a escrita é o instrumento mais eficiente para a transmissão, expressão e fixação de uma cultura, bem como dos conhecimentos técnicos e científicos da sociedade.

mercado de trabalho

Ficar com cara de idiota no meio de um discurso não vai causar uma boa impressão...

Ser capaz de integrar conhecimentos técnico-científicos à soluções inovadoras

Pode apostar que existem milhares de engenheiros se formando ao mesmo tempo. Entretanto, o que te proporcionará um diferencial é a sua capacidade de resolver problemas de uma forma eficiente e inovadora. Não precisa ser um “Gênio, bilionário, playboy, filantropo” para fazer a diferença!

mercado de trabalho

Ser proativo

Um profissional proativo tem a capacidade de adaptar-se ao ambiente em que se encontra. Consegue identificar ou aproveitar as oportunidades de mudar as coisas positivamente. Ser proativo significa ter iniciativa, agilidade e responsabilidade.

mercado de trabalho

Ter espírito empreendedor

É de grande importância que você tenha coragem para desenvolver algo novo, assumir responsabilidades, criar valor, resolver problemas… Não tenha medo ao se deparar com uma idéia que nunca viu antes. Tenha coragem de enfrentá-la e desenvolvê-la. Invista no que você acredita, e isso trará retorno a você o quanto antes.

mercado de trabalho

Acredite, empreender não é jogar dinheiro pela janela.

Mas como desenvolver tais habilidades?

Para você que ainda está no inicio ou em meio a graduação de engenharia, não deixe de participar de grupos que possam te ajudar a se desenvolver pessoal e profissionalmente, indo muito além de livros de bases matemáticas, químicas ou físicas.

Busque Empresas Juniores e também projetos de extensão. Essas iniciativas fazem com que você tenha um relacionamento com diversos tipos de pessoas, além de simular quase que perfeitamente os obstáculos que você terá no mercado de trabalho. Isso faz com que você chegue no mercado já sabendo o que fazer e como lidar com determinadas situações. Você não será pego de surpresa!

Se você já se formou e não tem mais a oportunidade de se envolver nesses projetos, ou busca a "experiência" que mencionamos, temos algumas dicas de livros que te ajudará a se desenvolver profissionalmente:

7 Livros que Ajudarão na Formação Profissional

Aproveite!

ASSINE A NOSSA NEWSLETTER!

Receba nossos conteúdos exclusivos no seu email!

Related posts:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *