CONHEÇA OS BENEFÍCIOS DO MARKETING VERDE

Você se preocupa com o meio ambiente? Tem noção do quanto o relacionamento da sua empresa com a sustentabilidade pode influenciar nas suas vendas?

 

Um dos maiores eventos internacionais, as Olimpíadas, deixaram em seu legado uma bela prática sustentável. Na cerimônia de abertura foram carregadas mais de 15 mil sementes pelos atletas, que após plantadas formarão a Floresta dos Atletas.

​Esta atitude nos faz refletir sobre a importância de ser ecologicamente consciente.

​Há uma crescente preocupação ambiental motivada pelo aquecimento global, pela escassez de recursos naturais e pela excessiva quantidade de lixo. Esta põe a postura ecologicamente correta como critério de desempate quando o cliente tem que escolher entre um produto ou serviço de empresas concorrentes.

Sendo o marketing de uma empresa o responsável por impulsionar seu mercado e suas vendas, é também o encarregado de transmitir uma boa imagem da mesma para seus clientes.​

Unindo esses dois pontos importantes, acreditamos ser essencial a ideia do marketing verde para o seu negócio.

 

O que é o Marketing Verde?

De acordo com o professor da Alfred Deakin e Presidente em Marketing da Universidade Deakin, Michael Jay Polonsky, “Marketing Verde ou Ambiental consiste em todas as atividades desenvolvidas para gerar e facilitar quaisquer trocas com a intenção de satisfazer os desejos e necessidades dos consumidores, desde que a satisfação de tais desejos e necessidades ocorra com o mínimo de impacto negativo sobre o meio ambiente.“​

A estratégia do marketing verde é, então, vincular os produtos ou serviços, e até mesmo a marca de sua empresa a uma visão ecológica e socialmente consciente.​

Logo, é feita uma análise de todo o ciclo de vida dos produtos de sua empresa, com o objetivo de avaliar e corrigir cada ponto negativo. Assim, desde a forma como são extraídas as matérias-primas da natureza, passando pela produção, por como são embalados, transportados, consumidos pelos clientes e posteriormente descartados por eles, as etapas são controladas para que em cada uma tenha-se o menor impacto ambiental negativo possível.

 

Como posso aplicá-lo no dia a dia da minha empresa? ​ ​

Antes de qualquer publicidade verde, a empresa por completo deve tomar ciência de todo o seu processo produtivo, para encontrar em seu interior os pontos que necessitam de ajustes.

​O tratamento de efluentes, a preservação da natureza, a não realização de testes em animais e a mão de obra remunerada são alguns dos tópicos valorizados pelos compradores, cujas empresas devem fazer questão de serem reconhecidas por executarem.

​Adotando, então, uma gestão sustentável e comprometida a ser “amiga do meio ambiente”. Promovendo a conscientização dos trabalhadores e estipulando metas para adequar todos o setores internos e externos da empresa às exigências legais e aos 3 R’s da sustentabilidade: reciclar, reutilizar e reduzir.

Estabelecendo esta última como valor da empresa, agregando à sua marca o real e verdadeiro significado de lutar por uma boa causa. Conscientizando seus clientes das vantagens de se adquirir determinados produtos e serviços, dando-lhes certeza de que juntos cooperam para um planeta de melhor qualidade.​

Há, por exemplo, algumas condições para que o seu produto seja considerado um Eco Produto, encaixando-se no perfil do marketing ecológico. Assim, eco produto, segundo a rede ambiental Made in Forest, é todo bem de consumo que comprovadamente utilize ao menos um dos seguintes critérios:​

      • Componentes sustentáveis (reciclado/reciclável) – mínimo de 20%;
      • Matérias primas sustentáveis: recicladas, reutilizadas, orgânicas, extrativistas cultiváveis, não danosos ao meio ambiente;
      • Embalagens em mínima quantidade e materiais recicláveis e ambientalmente responsáveis;
      • Métodos de produção e transporte utilizando fontes de energia limpa, mínimo consumo de água, tratamento de efluentes com destinação ambientalmente responsável, logística reversa pós consumo;
      • Logística reversa ao final do pós consumo.

​Finalmente, a sua empresa precisa saber transmitir ao público da melhor maneira possível, com as ferramentas, mídias e argumentos certos, este seu diferencial. Focando em apresentar-lhes mais que um produto, e sim aquilo que a empresa acredita e luta por.

Quais vantagens eu tenho com a utilização? ​

O objetivo do marketing verde é fazer com que essa atitude sustentável seja um diferencial da sua empresa no mercado, aumentando a sua credibilidade.

​Nesse sentido, o consumidor questionador e ambientalmente preocupado, ao se deparar com produtos concorrentes de qualidade e quantia equivalentes, escolherá aquele cujo valor se encaixa com as suas crenças. Para alguns clientes ainda, comprar produtos um pouco mais caros dentre as opções mas que sejam ecológicos, vale a pena.

​Além de denegrir a imagem da sua empresa perante os clientes, a produção não-ecológica acarreta outros incômodos. Como exemplo temos a imensa quantidade de lixo proveniente desses processos produtivos, que em sua maioria vem do mal aproveitamento das matérias-primas.​

De modo igual, há outros custos passíveis de economia tais como a água e a energia, no quais vemos a real necessidade de se adotar uma logística sustentável. Tal logística pode optar, por exemplo por uma gestão de resíduos.

​Esse serviço de gestão de resíduos é feito com o objetivo de encontrar maneiras de reduzir em cada etapa da cadeia produtiva a geração de resíduos, que muitas vezes são ocasionadas pelo mau uso das matérias-primas.​

Sendo assim, através da reutilização e reciclagem, podem diminuir em quantidade e até em custo. Analisando etapa por etapa do processo produtivo, encontra-se ainda formas de economia de água e energia, benéficas para o seu negócio.

 

Garantia do Produto Verde

Estando de acordo com o processo ecológico, a sua empresa pode obter o Selo Verde, comprovando periodicamente por meio de laudos técnicos que seus ciclos de vida são amigáveis para o planeta e a vida que nele habita.​

Esta ecoetiqueta agregada à marca ou aos produtos e serviços oferecidos pela empresa, indicam ao consumidor que a mesma não degrada o ambiente e que possui qualidade ecológica e socioambiental. E é por si próprio uma ótima forma de marketing verde, divulgando para todos o fato de sua empresa ser sustentável.

 

Utilizando da maneira correta

O crescimento da preocupação por parte da população com o ambiente no qual habitamos gera, além de uma maior conscientização da mesma, uma grande desconfiança sobre produtos e serviços que se vendem como verdes.​

Os consumidores ecologicamente conscientes exigem provas de que a origem do seu produto é correta. Logo, é preciso que a produção seja transparente, para que os mesmos tenham certeza de que podem confiar no seu produto.​

Caso contrário, as falhas cometidas pela empresa neste procedimento ecológico provocam, além das punições pelo impacto negativo gerado ambientalmente aplicadas pelos órgãos governamentais, a perda da confiança em seus produtos por parte dos clientes.​

Lembramos que o marketing ambiental não consiste em simplesmente “pintar” seus produtos de verde ou utilizar de frases de efeitos nas publicidades, para que este aparentemente seja ecológico. A ideia é bem mais profunda, o produto que você vende precisa ser genuíno.

O marketing bem feito vende para o seu cliente uma boa causa pela qual vale a pena lutar, de forma que ele se identifique. Esta deve estar presente em todos os setores da sua empresa, desde seus fornecedores e funcionários, passando por toda a sua linha de produção, até chegar ao produto final.

 

É possível ser sustentável e ser grande?

Uma das grandes marcas brasileiras no ramo de cosméticos, a Natura, é um grande exemplo do emprego do marketing verde. Esta empresa adotou hábitos sustentáveis, tais como:​

      • Embalagens de menor impacto ambiental (usando materiais reciclados e incentivando a reutilização por meio de refis);
      • Produtos com ingredientes vegetais (renováveis);
      • Programa Carbono Neutro (reduzindo e compensando a emissão de gases de efeito estufa em todas as etapas de sua cadeia produtiva);
      • Produtos não testados em animais.

​O Diretor de Marca e Comunicação da Natura até 2008, Eduardo Costa, atribui o sucesso da empresa à eficaz divulgação dos seus valores de responsabilidade social e ambiental. “Usamos a propaganda para divulgar as nossas crenças. Isso constrói a marca e dissemina o que entendemos ser a essência da empresa”, explica o executivo.​

Outra grande empresa que se enquadra em uma boa exemplificação do uso do marketing ecológico é a Synteko. Esta busca ser ambientalmente responsável por todas as suas atividades. Possui uma alta motivação de seus funcionários para que os mesmos desenvolvam uma cultura de responsabilidade ambiental dentro da empresa, e mais, que a levem para seus familiares e pessoas de seu convívio.​

Atitudes como estas empregadas na Synteko são fundamentais para a criação de uma imagem de responsabilidade ecológica. Afinal, após manchar a imagem de uma empresa pelas práticas agressivas ao meio ambiente por ela realizadas, tende-se a ser bem mais trabalhoso e demorado reverter esta situação.

E então, o que está esperando para tornar a sua empresa um símbolo de qualidade e sustentabilidade?

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