como fugir da crise com uma pesquisa de mercado

Como Fugir da Crise com uma Pesquisa de Mercado

Entenda como uma Pesquisa de Mercado pode te ajudar a fazer um planejamento adequado para o seu negócio e fazê-lo decolar mesmo na crise!

Nos últimos anos, o Governo do Brasil tem utilizado, principalmente, uma política de correção, a qual prioriza a solução dos problemas que surgem ao invés de preveni-los. Visivelmente é uma estratégia de curto prazo que usa medidas emergenciais para tratar os fatos alarmantes. No entanto, precisamos elaborar um planejamento que englobe essas medidas a fim de que novos problemas não surjam.

Quando falamos em crise, o cenário atual é um dos primeiros a vir à mente. Essa crise se deve a diversos fatores, como a falta de planejamento governamental e a alta oferta de petróleo no mercado externo. No entanto, o objetivo deste texto é frisar a importância das empresas atuarem de forma eficiente diante desse contexto e levá-las ao crescimento. Isso significa gerenciar melhor os gastos e identificar e validar novas oportunidades.

Mas como isso poderia ser feito?

Primeiramente, é necessário lembrar que os possíveis clientes estão revendo suas prioridades e remanejando seus recursos, sendo essencial monitorar essa clientela e agir de maneira estratégica para atingi-los. A partir do conhecimento do público-alvo e da realização da análise de demanda por meio de uma pesquisa de mercado, é possível identificar e validar novas oportunidades na área de atuação da empresa, adaptando-se sempre às necessidades da clientela.

Nesse sentido, a Pesquisa de Mercado em conjunto com algumas ferramentas, como a Buyer Persona, Canvas de Valor e Matriz de Ansoff, pode impactar de tal maneira que possibilita um melhor entendimento do setor no qual a empresa está inserida ou no que adentrará. Com isso, essa instituição pode definir estratégias para seu posicionamento diante do mercado.

Como funciona a Pesquisa de Mercado?

Para que isso ocorra, é necessário a elaboração de um questionário que contenham perguntas estratégicas, afim de coletar informações, a partir de uma pesquisa de campo. Esses dados são específicos, variando desde hábitos e frequência de consumo da população até a possibilidade de mostrar áreas mais lucrativas, dependendo da clientela local.

Além de validar hipóteses feitas durante um planejamento, a pesquisa de mercado consegue verificar a demanda do mercado local. Os resultados podem evitar maiores custos com realocação da empresa, e até evitar prejuízos de um produto inserido em um local inadequado, gerando uma venda inferior à esperada.

A pesquisa de mercado, portanto, proporciona um elevado custo x benefício, pois pode-se verificar o potencial impacto do seu planejamento estratégico, a partir do monitoramento do público-alvo, já que tomar decisões sem as ter validado, nesse cenário, é sinônimo de assumir grandes riscos.

Para entender a fundo sobre a Pesquisa de Mercado, confira o texto abaixo:

Pesquisa de Mercado: o Guia Completo para Impulsionar Vendas

Related posts:

One thought on “Como Fugir da Crise com uma Pesquisa de Mercado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *