gestão de resíduos em restaurantes

Benefícios da Gestão de Resíduos em Restaurantes

A cada dia são criados novos restaurantes e, com isso, aumenta-se a competitividade no setor. Agora, lhe perguntamos:

Como manter a competitividade com o aumento do número de estabelecimentos?

A resposta dessa pergunta é complexa, mas vamos mostrar uma das oportunidades de se diferenciar dos seus concorrentes. Essa oportunidade se chama gestão de resíduos, pode-se realizar uma consultoria na qual se estuda toda a cadeia produtiva dos resíduos, para que se consiga identificar todos os processos que possam ser otimizados. Essa gestão de resíduos tem como objetivo, basicamente, expandir a eficiência no uso de matérias-primas para minimizar os resíduos, obtendo, assim benefícios ambientais e econômicos.

Com isso, enumeraremos alguns benefícios do gerenciamento de resíduos:

Fique dentro da Lei e melhore sua imagem

A Política Nacional de Resíduos Sólidos estabeleceu a Lei nº 12.305/10, que mostra que esses resíduos devem ser previstos, reduzidos, se possível, reutilizados e, por fim, reciclados. Os que não podem ser reutilizados e reciclados devem ser destinados a aterros sanitários, e se não forem, acarretam em multa de até R$2 milhões ao dono do estabelecimento comercial.

Além de não receber multas, o seu estabelecimento pode investir em marketing verde, mostrando que está dentro das leis e que está trabalhando por um mundo mais sustentável. Dessa forma, melhorando a imagem da empresa diante do seu público.

Nesse sentido, como grande parte da geração atual se preocupa com a degradação do meio ambiente, eles podem vir a se identificar com o seu negócio e se tornar cliente do mesmo, melhorando suas vendas.

Retorno financeiro com a reciclagem

Uma das melhores oportunidades está na reciclagem dos resíduos sólidos, pois pode-se conseguir retorno financeiro e de maneira fácil. Segundo o artigo “O Processo da Gestão de Resíduos nas Embalagens de Pós-Consumo”, vemos que uma das maiores redes de fast-food, o McDonald’s, investe em gerenciamento de resíduos. Nessa empresa, 60% dos resíduos são sólidos, o que apresenta um notável potencial para a reciclagem.

Um dos desafios da reciclagem consiste na separação adequada dos resíduos sólidos, por que muitas vezes não há lixeiras divididas por grupo de reciclagem, ou os funcionários não estão capacitados para conviver com o hábito de separação do lixo.

Por isso, deve-se ter não só o desenvolvimento de políticas de conscientização, mas um ambiente propício para instalação de lixeiras com compartimentos para cada tipo de resíduo, separando-o em grupos de sólidos e em orgânico. Além disso, sua equipe de funcionários necessitará de treinamentos constantes para que todo esse processo se torne natural.

Dê uma olhada no nosso texto sobre Marketing Verde também.

Related posts:

5 thoughts on “Benefícios da Gestão de Resíduos em Restaurantes

    1. Olá! Que bom que gostou do nosso conteúdo, ficamos felizes! Já deu uma olhada nos outros conteúdos do nosso blog?
      E se inscreva na nossa Newsletter, lançamos textos inéditos duas vezes ao mês!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *