água

A Água que Você Bebe é Realmente Limpa?

Todos sabemos que a água é indispensável para a vida na terra, uma vez que, praticamente, todos os processos biológicos são baseados em sua molécula. Mas já imaginou o impacto de uma água contaminada? Pode ser enorme; acarretando diversos problemas à saúde de uma população.

Dois Átomos de Hidrogênio e um de Oxigênio?

O conceito de água é muito amplo. Pense na diferença da água que você bebe para a água que você usa para lavar seu carro. E desta para a que a indústria usa para resfriar seus equipamentos. Será que são compostas somente por dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio?

Na verdade, a água que bebemos e usamos diariamente tem uma série de outras substâncias, e saber quais são é de suma importância.

Para identificá-las e determinar a qualidade da água é necessário que seja feito um serviço de análise química. Este deve ser feito levando em conta todas as precauções e técnicas necessárias, desde a etapa da coleta até a elaboração do relatório, para que o resultado final não seja comprometido.

Mas Quais São Essas Substâncias?

A portaria 2.914 determina o controle e a vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade. Esta analisa diversos fatores que podem ser prejudiciais à saúde humana, tanto em aspectos biológicos, quanto químicos. Observe abaixo uma tabela que demostra as quantidades permitidas pela portaria, de alguns compostos encontrados na água:

A-agua-que-voce-bebe-e-realmente-limpa

Valores Máximos Permitidos para os Íons Analisados em Laboratório, segundo a portaria 2914 do Ministério da Saúde.

Após coletada, uma amostra de água deve ser levada ao laboratório em menos de três horas e analisada segundo os seguintes parâmetros: pH, concentração de minerais, turbidez, presença de micro-organismos, concentração de coliformes fecais e totais. A partir desse procedimento, é possível determinar se a água analisada encontra-se nos parâmetros definidos pelo ministério da saúde, dependendo da utilidade à qual ela será destinada.

Faça Análises Periódicas da sua Água

Vale ressaltar que a análise de um mesmo reservatório deve ser feita periodicamente para se ter um bom controle de qualidade, uma vez que as características da água podem variar de acordo com o tempo. Em estabelecimentos que utilizam da água durante seus processos de produção, esta analise é imprescindível, uma vez que, interfere diretamente na qualidade do produto, e/ou na saúde do consumidor.

Esteja sempre ligado na qualidade da água que você consome. Este é um elemento crucial para a sua vida!

ASSINE A NOSSA NEWSLETTER!

Receba nossos conteúdos exclusivos no seu email!

Related posts:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *