baía de guanabara

Qual a Relação Entre a Baía de Guanabara e Gestão de Resíduos?

Não é de hoje que a Baía de Guanabara é alvo de noticiários pela excessiva poluição de suas águas, que já chega em um estado de degradação inesperado. Conseguimos enxergar, sem dificuldade, inúmeras garrafas, sacos plásticos e até mesmo cones de trânsito e pneus boiando.

Segundo pesquisas, seriam necessários 66 caminhões de lixo para retirar a quantidade de lixo que é jogada na Baía todo mês, e, como se não bastasse, ainda são despejadas 10 mil toneladas de esgoto por segundo em suas águas.O impacto socioambiental causado por essa gestão inadequada de resíduos é imensurável. Por essa poluição, tem-se alta proliferação de bactérias que podem causar doenças e uma diminuição de espécies que ali residiam.

É necessário que haja uma prevenção e redução na geração de resíduos, o que afetaria diretamente na quantidade de lixo descartada nas águas da Baía. A gestão adequada de resíduos tem a proposta de adotar o hábito do consumo sustentável, como aumentar a reciclagem e a reutilização dos resíduos, e, principalmente, estudar a forma mais adequada para descartar os rejeitos. Assim, é possível uma diminuição de custos e, em casos de negócios, também um aumento do lucro, visto que os recursos estarão sendo reutilizados.

Se pensarmos num cenário mais amplo, as atenções tem se voltado para a nossa Baía, já que ela será cenário de diversas provas dos Jogos Olímpicos de 2016. Dessa forma, é fundamental que haja o estudo de como gerir adequadamente todo esses resíduos para que a saúde dos atletas não esteja em risco.

Lembramos que a responsabilidade não é só de empresas que se instalam próximo à Baía, mas, também, de todos os indivíduos que tem contato com o local. Dessa forma, visando não só a saúde dos atletas, mas de todos esses indivíduos, políticas como a dos 3R’s ( reduzir, reutilizar e reciclar) devem ser aplicadas até nas menores instâncias, pois com todos fazendo a nossa parte, podemos contribuir para uma Baía de Guanabara mais limpa.

ASSINE A NOSSA NEWSLETTER!

Receba nossos conteúdos exclusivos no seu email!

Related posts:

One thought on “Qual a Relação Entre a Baía de Guanabara e Gestão de Resíduos?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *