dicas para empreendedores

10 Dicas Para Empreendedores

Em terra de crise, quem empreende é rei. A economia atual exige que nos reinventemos a cada momento e que o espirito de empreendedor renasça em tempos de crise. Nesse contexto, a capacidade de inovar, de explorar novos mercados e nos aprimorar em nossas habilidades ou até mesmo desenvolver novas habilidades é o que nós faz sair da inércia e dar um salto para o sucesso.

Pensando nisso, trouxemos dez dicas que farão você sair da sua zona de conforto e investir naquele projeto de anos que nunca saiu do papel ou da cabeça para a realidade e o levará para o triunfo:

1. Valide seu negócio

Quando se tem um ideia de negócio tirá-la do papel requer muita pesquisa e estudo sobre sua viabilidade. O primeiro passo é pesquisar se existem casos semelhantes no mercado e fazer um estudo de casos aprofundado sobre a viabilidade do negócio, plano de gestão, processos, planejamento e metas. O segundo passo seria realizar uma pesquisa de mercado para analisar se existe demanda no mercado para seu negócio. O terceiro passo é fazer uma análise dos prós e contras. Por fim, mas não menos importante, trace metas e objetivos baseados em suas análises anteriores e ponha seu negócio em ação!

2. Siga um planejamento estratégico

É muito importante que uma empresa seja guiada por um planejamento estratégico, a partir da criação de metas claras para todas as áreas da empresa com prazos estabelecidos. Nesse sentido, pode-se observar como sua empresa está funcionando e se está seguindo o planejamento feito, com o acompanhamento direto das metas de cada setor da instituição.

3. Tenha um gerenciamento administrativo eficaz

Muitos empreendedores trabalham sem organizar a parte administrativa como deveriam, o que acaba resultando em uma desorganização financeira, não sabendo ao certo o fluxo de caixa. Com isso, empresas acabam operando no vermelho sem ao menos saber disso. Para fugir disso, você pode criar até simples planilhas que possam te mostrar seu fluxo monetário e a partir disso tirar conclusões de como gerir melhor seu dinheiro.

10dicasparaempreendedores3

4. Conheça sobre todas as áreas internas

É fundamental que o empreendedor entenda sobre cada área de seu negócio, desde gestão de funcionários até planejamento financeiro. Tal conhecimento o auxiliará a ter um controle maior sobre seu empreendimento, identificar as competências e contratar as pessoas corretas para sua equipe, além de ter uma compreensão sobre cada etapa do processo otimizando o gerenciamento e manutenção do negócio.

5. Tenha foco no seu cliente

O sucesso do seu negócio está centrado em quanto o seu produto ou serviço satisfaz seu cliente. O profundo conhecimento sobre o seu cliente, como o que ele faz, o que sente, qual sua rotina, quais são suas dores, o orientará a focar naquilo que ele realmente necessita e desenvolver seu negócio a partir dessa análise. O modelo estratégico para definição do perfil dos seus potenciais clientes é o Buyer Persona.

6. Busque estratégias de marketing

Atualmente, muitas empresas tem uma ótima qualidade sobre o que oferecem à população, no entanto não conseguem divulgar de foma eficaz o seu produto e acabam não vendendo do jeito que poderiam. Por isso, não basta somente estruturar um negócio, a partir da criação de serviços ou produtos, e sim saber como será apresentado sua empresa ao seu público alvo. Nesse sentido, é essencial definir estratégias de marketing em sua instituição para que atinja o seu público-alvo, podendo utilizar e-mail, redes sociais, site, blogs e outros para divulgar melhor sua empresa.

10dicasparaempreendedores1

7. Apresente um diferencial no seu setor

É fundamental que se tenha um diferencial em seu setor, por que essa é uma das únicas formas de se fazer frente à grandes empresas. Essa particularidade pode ir muito além de preço ou custo x benefício, podendo ser desde um atendimento personalizado até uma melhor qualidade de produto oferecida que ajudam a fidelizar um cliente.

8. Sinta prazer pelo que faz

Para um negócio dar certo, o empreendedor necessita de uma altíssima carga horária, por isso é fundamental ter prazer pelo que faz. Sem esse prazer, o trabalho de empreender pode levá-lo a desmotivação e, consequentemente, gerar uma redução de produtividade. Segundo a ContaAzul, não é difícil observar que é a paixão que move os empreendedores de sucesso, como o caso de Mark Zuckerberg, criador do Facebook.

9. Assuma os riscos

Um empreendedor nunca pode ter medo de riscos. Empreender é sempre arriscado, mas o que fará de você um bom empreendedor será sua capacidade de minimizar os riscos, estando sempre um passo a frente dos fatos. Planeje e calcule cada passo e dessa forma o risco assumido será um risco com segurança.

10. Aprenda com os erros

Uma lição valiosa para todo empreendedor, apesar de todo estudo e pesquisa, é que nem tudo dará certo. É vital a necessidade de aprender conviver com os erros, e além disso identificá-los, avaliá-los, ter cabeça fria para pensar estrategicamente a fim de contornar a situação. Não tenha medo de refazer seu planejamento estratégico inicial e recomeçar por um caminho totalmente diferente. A economia está em constante trânsito e problemas inesperados sempre podem ocorrer. O empreendedor deve estar preparado para encarar e se reinventar frente a qualquer adversidade pois é assim que funciona o dinâmico mundo do negócios!

Gostou desse texto? Para mergulhar ainda mais no universo empreendedor, confira os textos abaixo:

Conheça os Benefícios do Marketing Verde

Pesquisa de Mercado: o Guia Completo Para Direcionar Vendas

Fidelizar é a Alma do Empreendimento

ASSINE A NOSSA NEWSLETTER!

Receba nossos conteúdos exclusivos no seu email!

Related posts:

2 thoughts on “10 Dicas Para Empreendedores

    1. Nós ficamos muito felizes em poder ajuda-lo, Felipe! Escreva-se na nossa Newsletter e fique ligado nos próximos textos, Toda Quarta-feira as 20:30. 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *